quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CADEC
Centro Adventista de Desenvolvimento Comunitário





CURSO
AS DELÍCIAS DA
CULINÁRIA NATURAL




Nosso corpo, tal qual uma máquina funcionará de forma
perfeita desde que lhe seja fornecido o combustível ideal.
"Cereais, frutas, nozes e verduras, constituem o regime dietético
escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira
mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos.
Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual,
que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante"

Ellen G. White














"Mesmo nos últimos tempos a fome tem matado mais gente do que a própria guerra.
Mas o número dos que assim morrem ainda é pequeno em comparação
com os que morrem num regime alimentar inadequado para manter
a saúde e que por isso mesmo sofrem, em maior ou menor grau,
de doenças de nutrição" - Lord John Boyd Orr.










Esta apostila foi elaborada por um grupo do CADEC -
Centro Adventista de Desenvolvimento Comunitário de Maringá.

É nosso desejo sincero que ela venha despertar aos leitores
a vontade de vencer as barreiras dos costumes de uma má
alimentação e comece a desfrutar as bênçãos que Deus
tem preparado para aqueles que obedecem suas leis.

É desejo de nosso Criador que seus filhos tenham menos enfermidades,
menos cansaço, conseqüentemente mais inteligência, mais eficiência,
mediante uma alimentação completa e equilibrada.









Por que ser vegetariano?


O vegetarianismo é considerado por muitos como uma mania, um modismo, porém não é assim. Alguém disse certa vez que "somos o que ingerimos". Todas as ações que envolvam qualquer tipo de movimento, resultam em um desgaste físico, o qual é reparado pela ingestão de alimentos. Conseqüentemente, grande é nossa responsabilidade ao escolhermos com o que nos alimentaremos.
Na compra de um carro, o manual ensina qual o tipo de combustível a ser utilizado pelo proprietário; se cumpridas as especificações e manutenção o veículo terá vida longa, caso contrário, enguiçará cedo e muito será gasto na sua recuperação. O mesmo acontece com nosso organismo quando nos deixarmos guiar apenas pelo apetite. Quando nos deixamos levar pelo apetite, poderemos estar trilhando um caminho perigoso, seguindo apenas os hábitos de uma sociedade que em grande parte não preocupa-se em escolher os alimentos que proverão ao organismo os elementos necessários para um corpo sadio e vigoroso.
Grande parte das doenças são causadas pela má alimentação, conseqüentemente poderiam ser evitadas.
Os conhecimentos de nutrição, considerados como modernos, são, na realidade, tão velhos quanto a humanidade, pois ao estudarmos as escrituras descobrimos que Deus ao criar o homem designou o que o homem deveria comer:
"Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente, ... e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente, servos-á para mantimento." (Gênesis 1:29).
Quando o casal criado por Deus teve que deixar o Jardim do Éden, em virtude de terem desobedecido ao Criador, tiveram que lavrar a terra para prover o sustento. Deus permitiu então, que o homem comesse também da "erva do campo" (Gênesis 3:18). Somente após o dilúvio, quando tudo quanto era verde na terra havia sido destruído, é que o homem recebeu permissão para comer carne, assim mesmo com restrições. O uso da carne de porco era proibido, bem como peixes sem barbatanas e escamas, o coelho, a lebre e outros animais e algumas espécies de aves  foram declaradas imundas pelo nosso Criador, conforme descrito no capítulo 11 de Levítico. Das carnes permitidas, era ainda proibido comer a gordura e o sangue.
"Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam uma forca, uma resistência e vigor intelectual, que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante.
Mas nem todas as comidas saudáveis em si mesmas são igualmente adequadas a nossas necessidades em todas as circunstâncias. Deve haver cuidado na seleção do alimento. Nossa comida deve ser de acordo com a estação, o clima em que vivemos, e a ocupação em que nos empregamos." (O melhor da vida, pg. 74)
Uma pessoa levará um certo tempo para recuperar o gosto pelo natural, uma vez que seu paladar está acostumado com uma alimentação altamente estimulante, com muitos tipos de condimentos como: pimenta, mostarda, catchup, vinagre, etc. Mas se perseverarmos em busca de uma alimentação mais saudável, com o passar do tempo recuperaremos o gosto pelo alimento simples e com certeza nos parecerão bem mais agradável ao paladar.

Parece incrível, mas segundo os registros bíblicos do livro de Gênesis (5:5, 20,27) os homens viviam quase mil anos! As Sagradas Escrituras relatam que Adão viveu 930 anos, Jarede 962 anos e Metuselá 969 anos.

"Estes dados nos mostram de maneira evidente o benefício de uma alimentação exclusivamente vegetariana. Quando as gerações posteriores começaram a comer carne, a idade média dos homens diminuiu muito, chegando a alcançar somente de 100 a 200 anos. Uma degeneração geral atingiu a humanidade, degeneração que tem aumentado nestes quase 6000 anos de sua existência sobre a face da terra, de tal maneira que hoje a maioria dos seres humanos vive doente espiritual, física e mentalmente, devido ao seu falso regime alimentar. Em nossos dias a média é de 32 a 40 anos. Que diferença enorme em comparação com a existência prolongada das primeiras gerações!" Pela Senda da Saúde, p.18


Segundo pesquisas 98% da humanidade morre prematuramente, desnatural, anormal e comumente causada por enfermidades originadas pela quebra às leis naturais ao ingerirem comidas e bebidas nocivas.



Vantagens do Vegetarianismo


A alimentação correta deve ser a base de cereais integrais, que em sua composição contem: proteínas, vitaminas (principalmente as complexo B), fibras, hidratos de carbono e sais minerais, em quantidades certas. As nozes, castanhas contem proteínas, féculas e sais minerais.
Esses alimentos, principalmente os cereais integrais, bem cozidos ou assados, como arroz, trigo, aveia, centeio e milho, contem todas as proteínas ou aminoácidos essenciais a saúde; os cereais se completam fornecendo os aminoácidos de que necessitamos.
As nozes, castanhas e avelãs, contem todos os ácidos graxos essenciais para o nosso organismo; são isentos de colesterol, que causa arteriosclerose.
As verduras, legumes e frutas cruas possuem todas as vitaminas e sais minerais, como cálcio, fósforo, magnésio e outros que o nosso organismo necessita. Esses alimentos neutralizam a acidez do nosso organismo, provocado pelo cereais polidos (brancos), carnes, queijos, frituras e alimentos cozidos.
Devemos consumir sempre os alimentos em seu estado natural, integrais (farelo e amido). Os chamados alimentos refinados, são os alimentos polidos, isto é, sem o envoltório externo (farelo) - exemplo: farinhas brancas, arroz branco, açúcar; são alimentos desvitalizados que causam prisão de ventre, obesidade, pressão alta e desnutrição. Esses alimentos não nutrem o organismo.
No farelo ou película externa, encontramos vitaminas, proteínas e sais minerais - como cálcio, fósforo e magnésio, que são importantes para o nossos ossos, contração muscular e do coração.
No interior dos grãos dos cereais, encontramos a parte branca do grão, que é rico em carboidratos ou amido.





















Partes do grão de trigo:
a) Cutícula: membrana que envolve o grão, que resulta o farelo, formada por seis camadas, ricas em ferro, fósforo, vitaminas B1 e outras do complexo B, também proteínas
b) Germe ou embrião do trigo: Contem 1,5% do peso do grão, possui proteína completa, gordura, vitamina E, B1 e outras do complexo B.
c) Endosperma: Forma 85% do peso do grão, está rodeada por uma camada rica em proteína, chamada aleuroma. É rico em amido e glúten (formado por proteínas incompletas).


















% Perdida
CALORIAS

































PROTEÍNAS















30%

















GORDURA















41%

















FIBRA















92,7%

















CÁLCIO















49,4%

















FÓSFORO















79%

















FERRO















84,9%

















COBRE















50%

















MANGANÊS















92,5%

















VITAMINA B1















86%

















VITAMINA B2















75%

















NIACINA















81,7%

O abuso de alimentos refinados, produz muitas doenças, entre as quais o diabete. no farelo existe as vitaminas do complexo B e principalmente a vitamina B1, que é importante na produção do ácido clorídrico e no trofismo dos nossos nervos. A sua deficiência é comum nas pessoas que comem alimentos refinados e causando também neurite e poli neurites (fraqueza muscular).

"É inadmissível que o homem, sendo racional, retire dos alimentos integrais praticamente todas as suas propriedades nutritivas, as quais são entregues para ração aos animais, enquanto reserva para seu alimento o grão desprovido de suas principais propriedades. Enquanto os animais rapidamente se fortificam, as filas de nossos hospitais aumentam a cada dia."

CONSELHOS PARA UM VIVER SAUDÁVEL

Fazer três refeições ao dia, começando com uma boa refeição matinal, almoçando bem pois o almoço deve ser a refeição mais importante do dia e o jantar deverá ser leve e não muito tarde. Lembremo-nos: "Na primeira refeição coma como um rei, na segunda como um príncipe e na terceira como um mendigo";
Não comer entre as refeições, inclusive frutas, balas e sucos;
Preocupar-se com a qualidade do alimento. Não é correto alimentar-se apenas para satisfazer o apetite. Lembremos: "Coma para viver, não viva para comer";
Manter um cardápio variado, pois um alimento bem preparado, bem apresentado à mesa, é tomado com maior prazer;
Não usar grande variedade de alimentos na mesma refeição, pois sentiremos vontade de comer mais do que necessitamos, o que resultará em uma sobrecarga para o estômago e uma má digestão. O ideal é efetuar a variação de preferência de uma refeição para outra;
Comer alimentos em seu estado natural: verduras cruas em certa quantidade, fruta com casca, cereais integrais;
Não misturar frutas e verduras na mesma refeição. Melhor é usar frutas numa refeição e verdura em outra;
Não misturar leite e frutas ácidas bem como leite com açúcar;
Evitar quanto possível comer fritos, especialmente na última refeição, porquanto é um modo indigesto de preparar os alimentos;
Evitar os alimentos refinados ou beneficiados, dando preferência aos integrais, uma vez que os primeiros carecem de elementos nutritivos;
Usar pouco sal e evitar as conservas e condimentos;
Usar pouco açúcar, especialmente a combinação leite com açúcar;
Regularidade no comer, evitando-se ingerir qualquer alimento entre as refeições;
Nunca ingerir grandes quantidade de alimentos, pois impõe uma pesada carga aos órgãos digestivos. Devemos parar de comer quando ainda sentimos vontade de comer uma porção a mais.
O alimento não deve ser ingerido muito quente, nem muito frio, pois em ambos os casos o organismo despenderá forças para esfria-la ou aquecê-la, antes de dar início ao processo disgestivo, iniciando-se assim um processo de azia e má digestão;
O alimento deve ser ingerido devagar e muito bem mastigado, condições necessárias para que a saliva possa ser devidamente misturada com o bolo alimentar, e os sucos digestivos chamados à ação;
A última refeição deve ser leve e com algumas horas de antecedência ao sono. Ao nos deitarmos para o repouso noturno, o estômago já deverá ter concluído o seu trabalho, proporcionado assim um sono tranqüilo;
Evitar a ingestão de alimentos quando em estado gaitado, ansioso ou apressado, estados estes que dificultam a digestão;
Evitar líquidos às refeições. O líquido deverá ser ingerido meia hora antes das refeições ou duas horas depois. O líquido dificulta a digestão por dois motivos: a) se o líquido é frio, o estômago precisa gastar energia aquecendo-o, antes de poder começar a digestão; b) o estômago tem de absorver primeiro o líquido, antes de digerir o alimento;
Ingerir de 6 a 8 copos de água ao dia.


OS OITO REMÉDIOS DE DEUS


Além dos alimentos, há oito classes de substâncias indispensáveis ao normal funcionamento do organismo e à restauração das forças. Estas substâncias são bençãos que nosso Deus, em seu infinito amor, liberalmente coloca a nossa disposição sem nenhum custo financeiro, por este motivo, os chamamos de Os Oito Remédios de Deus:


1) Água - A água preenche as células de cada ser vivo, 63% do corpo humano é composto de água. Ela é essencial para a sobrevivência e está na pele, em torno dos olhos, do cérebro, percorre o interior dos vasos transportando os nutrientes, hormônios e enzimas, eliminando as toxinas através da urina e do suor que regula a temperatura.
Nosso rins filtram 1700 litros de sangue todos os dias e apenas 5 1/2 copos de água são eliminados pela urina. Outros 2 copos são exalados através da respiração. Mais 2 copos são perdidos pela perspiração, sendo evaporados constantemente pela pele. meio copo ainda é eliminado com a fezes, totalizando em torno de 10 copos de água perdido por dia.
Uma vez que o organismo elimina em torno de dois litros e meio de água por dia, esta quantidade que ser reposta. Os alimentos nos devolvem 3 copos. As reações químicas metabólicas nos fornecem 1 1/2 copo. Logo para equilibrar as entradas e saídas, precisamos beber no mínimo 5 copos de água por dia, para termos um bom desempenho das funções do nosso organismo.
Quando bebemos mais água do que perdemos durante o dia, demoramos muito mais para nos cansar, mesmo fazendo exercícios físicos intensos. Portanto, beber água só para matar a sede, não é o suficiente para termos o melhor rendimento da nossa saúde. Beba mais água principalmente nos dias de mais gasto de energia.
Beber água em abundância ajuda a prevenir INFECÇÕES , formação de pedras de vesícula e dos rins, bem como constipação.
A pessoa mediana possui de 15 a 40 bilhões de células cerebrais. E cada uma dessas células contém 70 a 85% de água. Suficiente quantidade de água para supri-las ajuda a manter-nos mentalmente alerta, e contribui para evitar a depressão e a irritabilidade.
Beba água seguindo um simples programa: Comece o dia bebendo 1 ou 2 copos de água. No meio da manhã tome mais 1 ou 2 copos. Repita o mesmo no meio da tarde e para terminar o dia beba mais 1 copo de água fresca.
Além de seu emprego como bebida, a água como banho diário, frio ou morno, de banheira ou chuveiro, melhora a circulação, ativando assim a mente e o corpo. Um banho de chuveiro ou de banheira também pode acalmar os nervos irritados, que tendem a causar doenças por debilitarem o sistema imunológico. Tomar banho também remove as impurezas da pele e pode reduzir a febre. Este líquido também é muito precioso no tratamento de muitas enfermidades comuns. A hidroterapia, isto é, o emprego científico da água por meio de banhos, fomentações, duchas, chuveiros, etc., constitui um método racional, são e inofensivo, para restabelecer o organismo enfermo.

Uma boa saúde também depende de água

2) Luz Solar - O quarto onde está um doente deve receber muito sol e do de quem não quer ficar doente também, pois os benefícios da luz solar são muitos:
a luz solar destroe bactérias e germes causadores de moléstias;
irradia calor sobre a pele escondida sob a sombra das roupas e promove a dilatação dos vasos sanguíneos superficiais facilitando a eliminação das toxinas prejudiciais a saúde;
estimula o nosso sistema de defesas. Aumenta o numero de glóbulos brancos, multiplicando sua eficiência;
auxilia na sintetização da SEROTONINA, um hormônio produzido pelo sistema nervoso, cuja ação dá equilíbrio emocional e previne a depressão. Portanto mesmo no inverno não deixe de tomar sol;
transforma a vitamina A - PROCAROTENOS encontrada nos alimentos amarelos, em vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos, previne raquitismo e promove o crescimento das crianças;
provê energia para transformar bióxido de carbono e água em carboidratos pelo reino vegetal. Sem este processo, os animais e os seres humanos morreriam de fome;
Advertência: a luz solar também pode ser prejudicial. A exposição prolongada ao Sol ou em horários impróprios, pode queimar a pele, aumentar o risco de câncer de pele, apressar o processo de envelhecimento, causar cataratas e lesões nos olhos.

3) Ar puro - O planeta terra está envolto numa camada de oxigênio, sem o ar não há vida. Para termos uma boa qualidade de vida devemos respirar ar puro e respirar profundamente.
Proporcione a circulação de ar em todos os ambientes onde estiver; no ônibus, na sala de aula, no quarto de dormir, mesmo no inverno. Isto melhora a disposição mental.
A respiração deve ser profunda, afim de encher plenamente os pulmões e oxigenar todo o sangue que passa por eles.
A postura ereta com os ombros para trás, favorece a entrada de mais ar nos pulmões. Lembre-se disso durante todo o dia e se sentirá bem melhor!
Nosso modelo de respiração correta é o bebê recém nascido. Sua respiração é abdominal. A respiração abdominal:

massageia os intestinos de modo natural e permanente, estimulando o movimento peristáltico;
aumenta a resistência física;
elimina os gases;
oxigena o cérebro proporcionando pensamentos positivos;
alivia a dor;
proporciona sono reparador.

4) Repouso - O repouso adequado potencializa nossa capacidade. O período do sono não deve ser inferior a média de 6 a 8 horas e de preferência nas primeiras horas da noite. Dormir tarde e acordar quando já é dia, não traz os mesmos resultados.
O sono deve ocorrer espontaneamente, o primeiro remédio a ser usado para a insônia, é o exercício diário e suave.
A falta de períodos regulares de descanso prejudica a eficiência; aumenta a produção de adrenalina pelas glândulas supra-renais, predispondo a pressão alta, palpitação, irritabilidade, nervosismo e queda da resistência imunológica.

Conselhos para termos uma boa noite de sono:

evite comer antes de dormir;
rejeite o café, o álcool e os estimulantes;
evite assistir TV - programas violentos e impressionantes;
prepare uma cama confortável;
deixe o quarto arejado e fresco;
relaxe o corpo e mantenha sua temperatura agradável;
deixe suas preocupações nas mãos de Deus.

O sistema nervoso endócrino produz mais hormônios durante a noite e somente no sono profundo. O hormônio do crescimento é produzido 45 minutos antes da meia noite, portanto; "Crianças que querem crescer devem ir para cama cedo"

5) Exercício Físico - é o complemento do descanso. Quando praticamos exercícios físicos nosso sono será mais profundo e aprazível. Mencionaremos apenas algumas das coisas que o exercício físico pode fazer por nós:
uma caminhada ao ar livre e luz solar, com postura ereta, de preferência em um ambiente natural, despreocupada e vigorosa, por 20 minutos diariamente, é o exercício ideal para a saúde;
realizado sem pressões ou obrigações, o exercício alivia o stress, por aumentar a produção de ENDOMORFINAS, o hormônio da alegria e satisfação, responsável por uma melhor resistência imunológica e redução de dores;
o exercício suave, não exaustivo, especialmente a jardinagem, favorece o sono;
o exercício físico rotineiro normaliza a pressão dos que sofrem de pressão alta e previne o problema em pessoas normais, por reduzir as catecolaminas (adrenalina);
diminui o colesterol e gordura saturada na circulação, prolongando a vida do coração;
o excesso de peso pode ser melhor controlado e vencido com a prática do exercício diário, não só por queimar calorias como também por regular o apetite e estimular um funcionamento mais vigoroso da tiróide, que permanece várias horas acelerando o metabolismo geral;
o exercício previne até em 400% o risco de morte em caso de infarto e também o diabete no adulto;
ajuda a normalizar a pressão sanguínea;
possibilita que mais sangue atinja todas as partes do corpo, mantendo as extremidades aquecidas;
alivia as tensões físicas e emocionais, ajudando-nos a ter melhor impressão da vida;
fornece energia elétrica ao cérebro e às células nervosas;
melhora a aparência pessoal;
torna o indivíduo mais vigoroso, retardando assim a fadiga física e emocional;
ajuda o cérebro a produzir uma substância química que nos dá uma sensação de bem-estar e aumenta nossa tolerância à dor.
Esta lista parcial deve convencê-lo a não apresentar mais pretextos e começar a fazer exercícios. Comece devagar e aumente os exercícios gradualmente, à medida que for tendo mais resistência. Lembre-se, porém, de que será bom consultar o médico antes de começar, pois a pressão alta e o colesterol muitas vezes não apresentam sintomas, mas podem evidenciar que são prejudiciais quando é iniciado um programa de exercícios.
6) Dieta -


7) Abstinência -


8) Confiança no poder restaurador de Deus - este último remédio é na verdade o mais importante. O nosso Criador é quem sabe o que é melhor para nós. A confiança em Deus é a libertação da carga pesada do pecado por meio de Cristo. Uma grande parte das enfermidades de que sofrem os seres humanos, em nossos dias, tem sua origem na mente. Reconhecendo isto, o Médico dos médicos nos convida por estas palavras: "Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei". Ele pode curar nosso coração machucado e nosso corpo adoentado. O perdão permite o amor fluir novamente, trazendo a alegria que é um bom remédio. É o resultado da paz que só Ele pode dar.


ALIMENTAÇÃO CARNEA - Vantagens ou Desvantagens?


A idéia de que a carne é um alimento indispensável é um erro há muito tempo comprovado.
Deus ao criar o nosso corpo, não nos deu condições fisiológicas para o uso da carne. Vejamos algumas diferenças entre o organismo dos animais carnívoros e o nosso:

1) Dentes: os nossos dentes foram feitos para moer e triturar os alimentos integrais. Nosso dentes são mais arredondados e próximos uns aos outros. Permanecendo entre eles as fibras das carnes, provocam doenças e infecções (cáries dentárias). Nossos incisivos seguram os alimentos que são triturados e moídos nos dentes molares. A nossa saliva tem uma enzima, chamada ptialina, cuja função é desdobrar os amidos dos cereais e vegetais. Sendo assim, facilitada a sua digestão no intestino.
Os dentes dos animais carnívoros, são pontiagudos e separados uns dos outros, tendo por finalidade, dilacerar os alimentos cárneos.

2) Intestino: o intestino delgado do homem com 6 metros de comprimento, e o intestino grosso com 1,5 metros, são muito compridos e dificulta a eliminação dos resíduos cárneos, sendo isso a causa de doenças. O intestino grosso em forma de bolsa e adaptado a acomodação de resíduos alimentares de maior volume do que o contido na carne. O alimento vegetariano leva 35 horas para passar pelos intestinos e o alimento cárneo, aproximadamente 70 horas, pois não tendo fibras, não ajuda o movimento peristaltico.
O intestino dos animais carnívoros é curto e permite a passagem rápida e evacuação de qualquer resíduo não digerível, a fim de não apodrecer nas quentes entranhas.



A CARNE E SUA INFLUÊNCIA NOCIVA



As carnes quando ingeridas entram em putrefação (apodrecem) no intestino grosso; em contato com os sucos biliares forma potentes produtos cancerígenos, sendo causa de câncer do intestino grosso.
Os vegetais como brócolis, cenouras e outros produzem substâncias anti-câncer. Todos os vegetais verdes e coloridos possuem -caroteno ou pró-vitamina A, que combatem o câncer no nosso organismo.
As gorduras animais são causa de câncer no intestino grosso, aumento de colesterol no sangue e câncer de mama. As carnes no intestino grosso, produzem putrecina e cadaverina, alteram a flora intestinal de lacto-bacilos, ara uma flora de bactérias patogênicas, causadoras de doenças.
As carnes possuem proteínas completas e de fácil digestão e assimilação, porém os vegetais e cereais são dotados das mesmas proteínas e aminoácidos essenciais. O uso de produtos de origem animal, esbarra hoje, nas doenças progressivas, do mundo animal, como câncer, tuberculose, brucelose, toxoplasmose e outras doenças, sem contar os hormônios e rações artificiais que causam danos irreparáveis no organismo humano.
Os povos de maior longevidade, são aqueles que se nutrem de alimentos integrais, nozes, castanhas, verduras e frutas.
Os povos mais doentes da terra, somo nós, os ocidentais, que fazemos uso de carnes, bebidas alcoólicas, açúcar e alimentos refinados e industrializados.
Nos EUA de cada 5 pessoas, uma é portadora de câncer ou vai tê-lo muito brevemente; os americanos usam em demasia, carnes e gorduras de origem animal.
Na China, sendo a base de sua alimentação, vegetais e cereais, de cada 100 habitantes, quatro morrem de doenças cardiovasculares. Nos EUA, de cada 100, 67 morrem de doenças cardiovasculares.
A incidência do câncer no colo do útero é oito vezes menor nas chinesas e o de mama é cinco vezes menor, também nas chinesas com relação às mulheres ocidentais.
A osteoporose é causada por excesso de proteína animal, falta de exercício físico e falta de sol. Num estudo de 6 mil chinesas, verificou-se, que é baixo o nível de osteoporose, sendo que elas se alimentam, basicamente, de cereais e vegetais, e o cálcio, provém desses alimentos.
As carnes e as gorduras de origem animal, quando ingeridas provocam:

aumento da pressão arterial;
hipertiroidismo - aumento da função da tiróide;
excitação psíquica - as carnes são estimulantes do sistema nervoso central;
policitemia - aumento dos glóbulos vermelhos;
hipertrofia - aumento da glândula prostática;
crescimento de mioma uterino;
gota ou hiperuricemia - aumento do ácido úrico no sangue (reumatismo);
cálculo biliar e renal;
alergias;
cânceres de todo o tipo, e principalmente o câncer de intestino grosso e de mama;
arteriosclerose - obstrução arterial;
envelhecimento precoce;
liberação de radicais livres de oxigênio (frituras e carnes de churrasco), os quais estão na gênese do envelhecimento precoce e inúmeras doenças, como reumatismo, doenças alérgicas, infarto do miocárdio, cânceres, linfomas, leucemia e outras doenças;
obesidade;
transmissão de doenças do animal para o homem.

O uso da carne nos impele para o uso de alimentos estimulantes como o açúcar, o álcool, o fumo e drogas. O anti-alimento, chama o anti-alimento.

Transcrevemos o que foi publicado na revista "Salud Popular", nº 21:

"A carne contém albuminas animais que são nocivas ao corpo humano por sua decomposição e pelo desenvolvimento de produtos de putrefação, sendo também muito inferior às albuminas vegetais. A carne possui 8% de ácido úrico, e esta é a causa de todas as enfermidades produzidas pela troca de matérias e também por perturbações nervosas. Ademais do ácido úrico, contém matéria em decomposição, pois no momento em que o animal morre, terminam suas funções orgânicas e todas as substâncias acumuladas (como a creatinina, a purina, a xantina, etc.) ficam na carne.

"No momento da matança, no animal se manifestam sentimentos de angústia, que se refletem moralmente sobre o caráter do homem, embrutecendo-o. O homem desce ao nível do animal irracional; ao abater o mudo e inocente animal, torna-se um assassino, covarde e tirano. Nunca haverá verdadeira felicidade nos corações dos homens, enquanto se alimentarem de carne.

"Por si mesma a carne não é digerível, e por isso é inútil mastiga-la bem. A saliva produzida pelo organismo não tem nenhuma influência sobre a carne. Assim, podemos verificar que os animais rapinantes sempre têm mutiladas as glândulas salivares.

"A carne também possui vitaminas; porém, teríamos que comê-la crua se quiséssemos aproveitar as vitaminas, porque estas se perdem ao cozinhar ou assar a carne. Para o homem, a carne não é um alimento adequado, pois contém determinadas substâncias que excitam e agitam o corpo, simulando um sentimento de força que atua por alguns momentos, Consideremos o reino animal e veremos que os carnívoros têm muita força momentânea, mas são inferiores aos herbívoros quanto à resistência. Segundo sua composição orgânica, o homem pertence aos vegetarianos ou frugívoros. Quando os animais frugívoros estão em cativeiro e são alimentados com refeições mistas (carne e frutas), debilitam-se paulatinamente e morrem.
"Se o homem quisesse alimentar-se exclusivamente de carne (estando preso e sem movimento), morreria dentro de 28 dias". Tomando isto como base, em vários estados dos Estados Unidos da América do Norte os criminosos condenados à morte recebem unicamente carne (segundo seu próprio desejo), e o resultado é que em pouco tempo morrem, evitando-se assim as despesas com a execução.
Salientamos ainda que um número muito grande dos animais abatidos para consumo, tem algum tipo de doença ou doses grandes de hormônios são injetados nos animais para que desenvolvam rapidamente acelerando o abate, conseqüentemente aumentando os lucros dos criadores. Essas doenças, bem como os hormônios são transferidos ao homem ao ingerirem a carne do animal, causando-lhe grandes males.
Muitas pessoas não se dão conta que muitos peixes se alimentam de cadáveres que ficam nos rios e mares, bem como, alimentam-se de detritos e imundícies das grandes cidades que são levados, através dos esgotos, às águas dos rios e canais. Os peixes alimentam-se dessas matérias em decomposição, vão para lugares distantes e são pescados onde as águas podem ser limpas e frescas. Quando esses peixes, porém, são utilizados como alimento, produzem doenças e morte nos que não conhecem o perigo contido neles.

PROTEÍNAS


Reparam e dão Crescimento

Há da parte do corpo humano necessidade constante de material que sirva para o crescimento ou para a reparação das células de que se compõem os tecidos. As proteínas é que vão fornecer este material. Compreende-se logo que a criança cujo organismo ainda não atingiu ao estado de desenvolvimento completo, precisa, em seu regime alimentar, de receber quantidade relativamente maior de proteínas que uma pessoa adulta.
As proteínas exercem as seguintes funções no organismo:

a) Fornecem material para o crescimento dos tecidos;
b) Fornecem material para a reparação das perdas sofridas pelas células e tecidos;
c) Fornecem material para a formação de certas substâncias de que o organismo necessita. com efeito, os fermentos ou enzimas e vários hormônios, produtos estes essenciais às funções vitais do organismo, são preparados à custa de proteínas.
d) Ainda fornecem calor e energia ao organismo,  sendo oxidadas da mesma forma que os hidratos de carbono.



Em que alimentos poderemos encontrar a proteína?


Segue uma lista que mostra quanta proteína encerra determinada porção dos alimentos mais comuns:


Alimento
Quantidade
Proteína (gramas)
Feijão de soja (cozido)
1 xícara
26
Queijo fresco
1/2 xícara
15
Fava
1 xícara
12
Feijão (cozido)
1 xícara
10
Ervilhas (frescas)
1/3 xícara
7
leite
1 copo
7
Soro de leite
1 copo
7
Avelãs
10 grandes
6
Amendoins
15 grandes
6
ovo
1 médio
6
Manteiga de amendoim
1 colher (sopa)
6
Figos (secos)
6 médios
4
Pão (integral)
1 fatia
3
Batata
1 média
3
Espinafre (cozido)
2/3 xícara
3
Verduras em geral
2/3 xícara
3
Abacate
1 médio
4




Necessidade real de proteína.

Pesquisas recentes já concluíram que a necessidade real de proteína é relativamente pequena e que a dieta vegetariana supre duas a três vezes a quantidade requerida e que ao invés de ser uma proteína de segunda classe, as proteínas das plantas são:

a) a fonte primária de aminoácidos essenciais;
b) em geral iguais em qualidade à proteína animal;
c) supera em duas a três vezes a proteína requerida.

Estudos mostram que tem um significativo benefício o consumo de proteína vegetal e que normalmente, de grama em grama, a proteína vegetal diminui os níveis de colesterol, enquanto a proteína animal aumenta o colesterol no sangue.



Vitamina B 12 - Como obtê-la se o vegetal não a fabrica?

A vitamina B12 é necessária tanto para o homem como para o animal e é sintetizada somente por certa bactéria e alguns tipos de fungos. É achado em vegetação em decomposição, no trato intestinal do homem e do animal, e principalmente nas correntes de água.
Os animais a conseguem de diversas maneiras estranhas, a galinha a obtém de ciscar as próprias fezes ou de outros animais; os herbívoros como a vaca e ovelha, das bactérias em seus múltiplos estômagos, outros animais de se lamberem ou da água que bebem e já os carnívoros a obtém da caça que comem.
Mas e o vegetariano? Nada disso é razoável para ele. Como conseguir a vitamina B12?
Por muitos e muitos anos se acreditou que o vegetariano tinha que se alimentar de algum produto de origem animal, mas a pesquisas realizadas nos últimos anos asseguram o contrário. Citaremos alguns meios pelos quais o homem seja ele carnívoro ou vegetariano obtém a vitamina B12.
Certas bactérias e fungos que compõem o solo e vegetação em decomposição produzem B12. Quando a neve derrete ou quando chove, a água carrega a vitamina solúvel para rios e lagos e para as correntes subterrâneas de onde captamos nossos suprimento de água.
Também foi descoberto que a vitamina B12 foi encontrada nos intestinos finos de onde a vitamina é absorvida.
Ainda uma outra pequena quantia é produzida pelas bactérias nos nossos dentes e amígdalas. Além disso, as mesmas pesquisas nos mostram que a vitamina B12 requerida tem relação direta a quantidade de proteína ingerida. Em outras palavras: Quanto mais proteínas é consumida, mais vitamina B12 é requerida.
Ao percebermos que não há deficiência de vitamina B12 nos milhões de pessoas vegetarianas que vivem através dos diversos países do mundo, quer por opção, quer pela situação econômica ou por motivos religiosos, como por exemplo a Índia, podemos concluir que realmente a melhor dieta para o homem é a dieta recomendada pelo seu Criador, ou seja, "Vegetariana".



ALIMENTO
O Melhor Seguro de Vida


Alimentos prejudiciais que devem ser suprimidos de nossa alimentação
Alimentos saudáveis que proporcionam saúde ao organismo
GORDURAS ANIMAIS - contaminam o sangue e provocam erupções na pele, úlceras, câncer, tuberculose, etc.
Devemos substituir as gorduras animais pelo óleo de soja, milho, girassol, amendoim ou algodão, e também pelo azeite de oliva.
QUEIJOS INDUSTRIALIZADOS - a albumina que se forma provoca o câncer, doenças do fígado e dos intestinos, e especialmente a prisão de ventre, devido a que esses queijos dificilmente se podem digerir.
Devemos substituir o queijo industrializado pelo queijo coalhado. Para prepara-lo em casa, o leite deve deixar-se coalhar durante dois dias ou mais; depois, é aquecido um pouco e então é que produz o tão nutritivo soro. Misturado com ervilhas, cebolas e batatas, ou salgado, esse queijo é um ótimo alimento.
VINAGRE E TEMPEROS - é um destruidor dos glóbulos vermelhos e prejudica o aparelho circulatório. Uma gota de vinagre destrói várias de sangue. É desaconselhável temperar comidas com gengibre, pimenta-do-reino, pimenta-malagueta, noz-moscada e mostarda, pois além de prejudicar o organismo, provocam sede desnecessária.
Devemos substituir o vinagre pelo gostoso suco de limão
SAL (cloreto de sódio) - Utilizado em quantidades maiores do que dois ou três gramas, o sal tem um efeito nocivo. O ácido úrico,  se une com o sódio do sal e forma o sódio do ácido úrico, que permanece nos tecidos e especialmente nas articulações, provocando gota, reumatismo, etc., e ocasionando também perturbações em outras partes do corpo.
Devemos usar o sal em pequena quantidade uma vez que os alimentos mais naturais e saborosos, como verduras, legumes e leite, contêm pouco sal.
CAFÉ, CHÁ PRETO e CHÁ MATE - são insalubres e nocivos, especialmente para os nervos, o cérebro, o coração e o estômago. Essas bebidas geralmente excitam e causam anemia, porque destroem as importantes substâncias de que necessita o estômago.
CACAU e o CHOCOLATE - também contêm substâncias venenosas, e por isso ocasionam um efeito excitante e prejudicial.
REFRIGERANTES - elaborados à base de cola ou guaraná, em cada garrafa contêm aproximadamente 50 miligramas de cafeína, que é um alcalóide nocivo à saúde, pois interfere no bom funcionamento do sistema nervoso e do cérebro, além de outros efeitos prejudiciais.
Devemos substituir essas bebidas pela água, sucos de frutas e os chás de erva medicinais e de folhas de árvores frutais, como os de hortelã, de folhas de laranjeira, limoeiro, figueira, etc. Estas classes de chá podem ser usadas separadamente ou misturadas. Um chá caseiro especial e benéfico se obtém misturando hortelã, cedro, camomila, tília e sementes de funcho (erva-doce).






Alimentos prejudiciais que devem ser suprimidos de nossa alimentação
Alimentos saudáveis que proporcionam saúde ao organismo
O ÁLCOOL e o FUMO - são assassinos perversos do homem, pois exercem o seu efeito destruidor em todo o organismo, especialmente no cérebro, na garganta, nos pulmões, no estômago e nos nervos.
Devemos simplesmente eliminar este hábito assassino de nossas vidas.
AÇÚCAR BRANCO (refinado) - carece de substâncias minerais e é nocivo, pois tira do corpo os sais nutritivos, principalmente o cálcio. Muitos médicos afirmam que o açúcar refinado é um grande ladrão de cálcio, o qual é indispensável para a formação dos dentes e dos ossos. O abuso do açúcar refinado, bem como BOLOS, CHOCOLATES e DOCES tem como conseqüência doenças como a gota, cálculos biliares e diabete sacarina. O açúcar irrita a mucosa e produz a gastrite.
É como usar areia em vez de óleo, pára o motor, emperra o cérebro, irrita o sistema nervoso.
Devemos substituir o açúcar branco (refinado) pelo açúcar mascavo, melado de cana ou rapadura, que não têm sido misturados com produtos químicos. O principal substituto do açúcar branco deveria ser o MEL, não devendo faltar em nenhum lar, porque não somente é um extraordinário remédio, mas também é um alimento necessário, superior a muitos outros, fortalecendo os ossos, os nervos e o cérebro. Todas as substâncias necessárias para fortificar e purificar o organismo se encontram no mel. Seu efeito refrescante e tônico é maravilhoso, porque contém cinco espécies de vitaminas, e por isso é considerado um alimento vitalizador e de fácil digestão, porém deve ser usado com moderação.
ARROZ BRANCO (pilado ou embranquecido) - Não deve ser considerado um alimento adequado, e por esta razão é aconselhável não consumi-lo. Quando o arroz é descascado, fica sem as vitaminas, que são muito valiosas para uma alimentação sadia. O seu uso contínuo pode causar graves doenças: anemia, paralisia do cérebro, beribéri, prende os intestinos, etc.
Devemos substituir o arroz pilado ou embranquecido pelo arroz em seu estado natural, chamado arroz integral. É um cereal nutritivo com o qual se alimentam muitas pessoas que gozam de boa saúde e mantêm sua resistência orgânica.
PÃO BRANCO - entre todos os alimento diários, o pão ocupa o primeiro lugar, mas para satisfazer o gosto do público, o trigo é moído finamente e e parte exterior do grão, que contém os sais minerais e as vitaminas, é utilizado como farelo para alimentar os animais; estes se desenvolvem muito bem, enquanto o homem tem que se contentar com o pão branco, pobre em substâncias alimentícias. É possível que o pão branco seja mais gostoso para muitos, mas não auxilia o corpo na construção dos ossos e na formação de um bom sangue, por carecer dos indispensáveis sais minerais.
Devemos substituir o pão branco pelo pão integral. O trigo em sua forma natural, contém todas as substâncias alimentícias numa proporção exata. O pão integral é mais nutritivo, pois é elaborado com uma farinha não muito refinada, que possui bastante farelo. Enquanto o grão do centeio contém 2,10% de sais minerais, na sua farinha refinada se encontra somente 0,52%, acontecendo o mesmo com a farinha fina de trigo. Nesta comparação percebemos quantas substâncias nutritivas perde o homem mediante o consumo do pão branco.
CALDO DE CARNE - é muito nocivo, abundante em substâncias produtoras de ácido úrico.
Devemos substituir o caldo de carne pelo caldo de verduras e legumes. Quando as verduras e legumes são lavados, o caldo resultante do seu cozimento deve empregar-se para sopas e outros pratos. As verduras e legumes não devem ser cozinhadas demais, pois o cozimento excessivo faz evaporar valiosas substâncias alimentícias. Para melhor conservarmos essas substâncias, devemos cozinha-los em fogo brando ou na pressão.
Obs.: As verduras devem ser cozidas no vapor de preferência. Ponha o escorredor de macarrão bem ajustado e tampado em cima duma panela com água e cozinhe as verduras, legumes, milho verde em poucos minutos sem perder os nutrientes.



A COMBINAÇÃO DOS ALIMENTOS


Combinação alimentar é a arte e a ciência de escolher os alimentos, procurando alcançar os seguintes objetivos:

- Favorecer o trabalho digestivo ao máximo;
- Buscar equilíbrio dos nutrientes;
- Diminuir o impedir a possibilidade de fermentação;
- Concorrer para que a nutrição efetiva aconteça.


Regra Básica da Combinação Alimentar: Não usar mais de 3 espécies de alimentos e nunca mais de 4 variedades de pratos numa mesma refeição.



Não basta apenas ingerir alimentos saudáveis, o segredo da saúde está na correta combinação dos alimentos que serão ingeridos diariamente.
Se consumirmos juntos o açúcar e sal, ácidos e sais, produz-se uma fermentação no estômago. Logo, as verduras (que contêm sais) e as frutas (que possuem ácidos e açúcar), não devem ser consumidas juntas. As únicas exceções são o limão e o abacate, os quais poderão ser usados com verduras ou frutas sem causar problemas. Qualquer tipo de salada ou verduras provocam fermentação ao serem preparadas com açúcar.



AS TRÊS ESPÉCIES DE ALIMENTO
A) REGULADORES
FRUTAS: - DOCES
Mamão, banana, tâmara, figo, maçã


FRUTAS ÁCIDAS
Abacaxi, laranja, pêssego, uva, caju, morango


FRUTAS SEMI-ÁCIDAS
Pêra, jabuticaba


VERDURAS
Escarola, alface, almeirão, couve, repolho


HORTALIÇAS
Cenoura,, chuchu, berinjela, abobrinha, pepino, jiló, quiabo

B) ENERGÉTICOS
CEREAIS
Arroz, milho, aveia, trigo, cevada


FECULENTOS
Batata, batata-doce, cará, mandioca, inhame, taioba, mandioquinha

C) CONSTRUTORES
LEGUMINOSOS
Feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico


OLEAGINOSOS
azeitona, castanhas, nozes, amendoim, gergelim, semente de girassol




A humanidade diz:
- É impossível voltar ao viver natural"

A Bíblia diz:
"Posso todas as coisas nAquele que me fortalece" Filipenses 4:13


A humanidade diz:
- "O corpo é meu! Tenho o direito de fazer com ele, o que bem entender"

A Bíblia diz:
"Não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus"

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" I Coríntios 3:16 e 17



A humanidade diz:
- "O que faz mal não é o que entra pela boca do homem, mas sim o que sai dela"

A Bíblia diz:
"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para glória de Deus"




BIBLIOGRAFIA:

Conselhos sobre Regime Alimentar - Ellen G. White - Casa Publicadora Brasileira
A Cura e a Saúde pelos Alimentos - Dr. Ernest Schneider - Casa Publicadora Brasileira
Delícias da Cozinha Natural - Elisa Biazzi Editora Viva Natural Ltda.
A Arte de Cozinhar e Alimentar-se Bem - Assistência Social Adventista - UEB
Nutrição e Vigor - Dr. Antônio A. de Miranda, Casa Publicadora Brasileira
Pela Senda da Saúde - Carlos Kozel - Casa Editora Firmamento
O Melhor da Vida - Ellen G. White -Casa Publicadora Brasileira
Verdades Bíblicas, folheto nº 38
Lição da Escola Sabatina - SAÚDE - Jan.-mar.1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário