terça-feira, 6 de abril de 2010

Guia para jantar fora

Fugir dos restaurantes não é uma maneira realista de lidar com o emagrecimento. É possível comer fora e administrar a perda de peso. Conheça as dicas do Vigilante de Peso para ajudá-lo a explorar os cardápios de suas lanchonetes e restaurantes favoritos sem culpa.

Estabeleça limites

Determine o quanto quer comer antes de olhar para o cardápio. Você pode dar uma folga, praticando alguma atividade física no mesmo dia ou num dia próximo àquele em que planeja comer fora. Algum tempo na academia ou uma caminhada acelerada ajudarão a compensar pequenos excessos, mas seja sensato. Você pode relaxar um pouco em ocasiões especiais, desde que coma cuidadosamente nos outros momentos. Só não trate todos os dias como ocasiões especiais.

Concentre-se

Estabeleça alguma regras antes de ir para o restaurante e siga-as.Por exemplo:evite bufes e rodízios.Prefira fazer pedidos à la carte,Isso pode não ser tão econômico, mas assim é provável que você coma menos.Sirva-se com moderação e peça ao garçom para retirar a couvert.

Faça pedidos especiais

Você esta pagando pela refeição, então tem o direito fazer pedidos especiais e pequenas modificações.Que tal dizer:”Pode vir sem manteiga?Grelhado?Com o molho à parte?”.Substitua a batata frita pela salada verde.

Controle as porções

Em alguns restaurantes, as porções são duas,três e até quatro vezes maiores do que o normal.Assuma o controle do tamanho de suas porções.Peça uma salada como entrada e divida o prato principal com alguém da sua mesa.Crie a sua própria refeição-menor- a partir de alguns aperitivos e/ou acompanhamentos.

Quebre barreiras(de linguagem)

Se você não conhece o modo de preparação,pergunte.Normalmente,as palavras e expressões seguintes equivalem a pratos muito gordurosos e calóricos:gratinados, empanados,amanteigados,parmegiana, á milanesa,á bolonhesa.

Diminua os super-tamanhos

Os tamanhos grande,super,mega ou giga dos restaurantes de fast-food estão lotados de calorias.Faça pedidos de pratos menores, como um hambúrguer simples.Afinal, a primeira mordida tem mesmo gosto da ultima.Escolha o prato Júnior ou infantil.

Cuidado com os extras

O hambúrguer comum com ketchup, alface e tomate não é tão ruim.Mas um “X- tudo” é um pesadelo calórico.Esqueça o bacon,queijo, maionese e o hambúrguer duplo.

Pegue leve nos molhos e ingredientes

Bufês e pratos de salada e decoram os cardápios de todo o pais,mas os ingredientes e molhos extras podem sabotar as escolhas inteligentes mais inofensivas.Pegue leve nos croutons,queijos ralados e bacon.Prefira pequenas quantidades de molhos, mesmo sendo light.

Não encha o caneco

Uma bebida durante o jantar é uma boa,mas muitas caipirinhas vã destruir sua determinação de emagrecer.Controle o seu apetite:alterne bebidas alcoólicas com refrigerantes diet/light ou água com gás.Não beba de estômago vazio.

Renuncie ao “Clube do prato limpo”

Você pagou,então tem que comer, certo?Errado.Pense nos custos emocionais e de saúde que as calorias extras trarão.Coma a metade do prato e leve o restante para a casa,Afaste o prato quanto estiver satisfeito.Coma devagar.O seu corpo leva 20 minutos para reconhecer que esta saciado.

Fonte:O Estado do Paraná - 24/03/2010

Digitação: Evelyn Freitas - Aluna 3ºEM/CEMAP 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário