sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Gelatina Colorida em camadas!

  • Pacotinhos de gelatina de sabores e cores distintas: tutti frutti, limão, abacaxi, maracujá e morango.
  • 1 vidrinho de leite de coco
  • 1 lata (ou caixinha) de leite condensado
  • Água fervente
  • Água fria
Não é preciso se prender a comprar exatamente os mesmos sabores de gelatina que usei, mas achei que o resultado foi bem satisfatório na hora de se criar um efeito arco-íris. A quantidades de pacotinhos depende da profundidade da forma. De qualquer maneira, acho seguro adquirir no mínimo 4.
Agora, vamos ao modo de preparo. Antes de tudo, é importante que a forma esteja bem untada por dentro, com um pouco de óleo (não se preocupe, não irá passar nenhum gosto para a gelatina).

1- Dissolva todo conteúdo do pacote de gelatina azul (ou o primeiro sabor escolhido) em 150 ml de água fervente, mexendo bem até que não sobre resíduos.
2- Acrescente 150ml de água gelada à mistura e mexa novamente.
3- Deposite metade da gelatina já dissolvida em uma forma de pudim, com um furo no meio, untada com óleo.
4- Leve ao freezer por 10 minutos.

5- Adicione à metade da gelatina restante 2 colheres de leite condensado e 2 colheres de leite de coco. Mexa até ficar homogêneo e opaco.
6a- Passados os 10 minutos, retire a gelatina do freezer e despeje o creme opaco por cima da camada que já começou a endurecer, com muito cuidado.
6b- Distribua o creme de modo a cobrir uniformemente toda gelatina que estava por baixo.
7- Leve ao freezer novamente, mas dessa vez por 15 minutos.

8a, 8b e 8c- Repita os passos anteriores com a gelatina verde, primeiro sozinha e depois com leite condensado e de coco, lembrando que o tempo no congelador é de 10 minutos para as camadas transparentes e 15 minutos para as opacas.
9, 10 e 11- Continue repetindo todos os passos com as gelatinas seguintes: amarela, laranja e vermelha.
Ao terminar o tempo de resfriamento da última camada (que, no meu caso, foi a vermelha cremosa), transfira a forma do freezer para geladeira. Obviamente não pode deixar direto no freezer porque congela, né? Hehehe!
Só desenforme a gelatina quando ela estiver totalmente durinha, o que não deve acontecer antes de 4 horas de geladeira. Como sou medrosa, tirei da forma só no dia seguinte, mas não é preciso tudo isso, hehehe! Caso não se solte com facilidade, passe a forma com rapidez na chama do fogão, até que as laterais se desprendam (muita agilidade nessa hora, para não derreter tudo).

Pode dar a maior dó na hora de cortar, mas ao fazê-lo você não irá se arrepender… fica ainda mais lindo por dentro do que por fora!
Essa gelatina é divertida até na hora de comer… dependendo do local da colherada (ou garfada), o gosto é diferente, por causa da combinações de gelatinas abrangidas, já que os diferentes sabores não se misturam. Dá até para brincar de comer camada por camada, hehehe! Achei a parte das cores quentes a mais deliciosa… e, para quem curte gelatina com leite condensado, é uma pedida mais que perfeita!

  • Para que as camadas fiquem retinhas e certinhas é muito cuidado na hora de despejá-las. Se cair muita gelatina de uma vez só, a força e o peso do líquido pode furar a camada semi endurecida anterior ou vazar pelas laterais. Por isso, aconselho que a gelatina líquida seja feita em algum utensílio com bico, com o becker que eu utilizei, que dá bastante firmeza e suavidade na hora de despejar o conteúdo na forma. Outra vantagem de usar um becker é poder medir certinho o volume de cada camada, principalmente na hora de dividir a gelatina líquida pela metade. Certamente, isso também faz diferença na aparência.
  • Um truque que utilizei foi inventar uma cor de gelatina que não encontrei no mercado: a laranja. Apesar da gelatina de maracujá já ser mais avermelhada do que a de abacaxi, não era laranja o suficiente para ajudar no degradê. Para deixá-la mais avermelhada, salpiquei um tiquinho do pozinho da gelatina de morango na mistura.
  • É mesmo importante respeitar o tempo de 10 e 15 minutos no freezer, entre cada camada (seja para mais ou para menos). Se você deixar muito além disso, uma camada pode se separar da outra na hora de tirar da forma ou servir.
  • Quanto mais alta a forma, mais interessante o resultado, pois possibilita o uso de mais cores. Comece sempre pela tonalidade que considerar a mais bonita, pois é ela que ficará exposta no topo e ditará o visual.
  • Caso queira utilizar roxo para compor o arco-íris completo, recomendo a gelatina de uva, não a de amora. A tonalidade da gelatina de uva é bem mais viva, alegre e transparente. Já a de amora é escura demais e um pouco opaca (da próxima vez, procurarei um forma mais alta ainda, que comporte o uso do roxo também)!

É fácil de fazer, só demanda bastante paciência e um pouco de tempo livre. O resultado vale muito a pena!
Acho importante informar que receita mais difundida na internet usa 6 colheres de leite condensado e 4 de leite de coco nas camadas de creme. Adaptei a receita para obter um resultado mais bonito. O excesso de creme na mistura estava deixando a gelatina molenga e as camadas opacas brancas demais. Até tentei fazer com a receita “original”, mas o resultado não foi tão bom. Ficou meio desengonçada, sabe? (veja aqui). Outro benefício dessa mudança foi um bom corte nas calorias (sem deixar o doce ruim ou sem graça).

Fonte: http://www.gosteieagora.com/2013/08/01/como-fazer-a-gelatina-colorida-em-camadas/




sábado, 4 de janeiro de 2014

ANTIMOFO CASEIRO

COMO FAZER ANTIMOFO CASEIRO – ACABAR COM O MOFO DO GUARDA ROUPA

Sofro com mofo no armário do meu marido. Parte dele faz divisa com o banheiro e o quarto não bate sol, nem da manhã. Resultado: cheiro de mofo o ano inteiro – uma trabalheira só.
PARA EVITAR O MOFO E RETIRAR O CHEIRO RUIM:
1 vez por mês faço a limpeza do guarda roupa com vinagre de álcool branco.
CASOS GRAVES:
No inverno e em épocas de chuva intensa, além de limpar, retiro toda a roupa e deixo o vinagre evaporar dentro do guarda roupas. 
OS PRODUTOS:
Espalho potinhos com sal – que absorvem umidade, mas mesmo assim preciso usar o velho e bom antimofo.
Cansada de pagar caro por estes potinhos milagrosos, alguns meses atrás resolvi ler o a composição do potinho de antimofo – lá dizia: cloreto de cálcio + adjuvantes.
Fui pesquisar na internet e me deparei com uma chuva de blogs ensinando a fazer os potinhos em casa, uma economia gigantesca.
Claro que não poderia deixar de dividir essa descoberta com vocês. Sugeri a pauta para o Quadro a dica é… E aqui estamos.
Santo rótulo com letrinhas miúdas e santa internet.
VOCÊ PODE COLOCAR ESSENCIA DE SUA PREFERENCIA
Antimofo industrializado nunca mais! 
1 COPO DE IOGURTE PEQUENO COM FURINHO
01 COPO DE IOGURTE GRANDE
02 COLHERES DE CLORETO DE CÁLCIO EM PÓ OU GRANULADO
FILTRO DE PAPEL
FAÇA FURINHOS NO POTINHO MENOR


 COMPRE O CLORETO DE CÁLCIO EM LOJAS DE PRODUTOS QUÍMICOS.
EM VITÓRIA/ES COMPRO NA SUIÇA – RETA DA PENHA

COLOQUE 02 COLHERES DE CLORETO DE
CÁLCIO NO POTINHO FURADO

COLOQUE O POTINHO FURADO COM CLORETO
DE CÁLCIO DENTRO DO POTE MAIOR

TAMPE COM FILTRO DE PAPEL – SE O POTE VIRAR
QUANDO ESTIVER CHEIO DE ÁGUA ELE VAI  RETER
O LÍQUIDO POR ALGUNS SEGUNDOS E NÃO VAI RASGAR

LACRE COM BORRACHINHA DE DINHEIRO


SE PREFERIR, REUTILIZE A EMBALAGEM DO ANTIMOFO
 

JOGO O LIQUIDO FORA – EVITE CONTATO COM A PELE
 ENCHA COM O CLORETO, COLOQUE O FILTRO DE PAPEL E TAMPE

PODE USAR O CLORETO DE CALCIO EM PÓ OU GRANULADO, AMBOS FUNCIONAM MUITO BEM!
VOCÊ COMPRA EM LOJAS ESPECIALIZADAS EM PRODUTOS QUIMICOS, QUE VENDEM BASE PARA SABÃO, AMACIANTE, ESSENCIAS…
Abraços e até o próximo post!
Soluções práticas para  o seu dia a dia!
Lucy Mizael
Personal Organizer
Consultora doméstica do ESTV 1ª Edição / TV Gazeta
Comentarista da Rádio CBN Vitória
(27) 8167-3414 
Fonte: http://solucoeslucymizael.com.br/como-fazer-antimofo-caseiro-acabar-com-o-mofo-do-guarda-roupa/#more 


Outra receita - Como fazer antimofo caseiro

Sempre fui fã dos antimofo, principalmente na cozinha, área de serviço e armários que dividem parede com banheiros. Afinal, nada como ter os armários de lugares úmidos bem cheirosinhos né?
Imagine que quando eu era pequena, meu quarto era cercado pelo banheiro do meu irmão de um lado, pelo meu do outro, pela cozinha externa de outro e por uma área aberta de outro. Foi aí que conheci o antimofo. E desde então sempre que vejo certa umidade, já vou colocando um potinho.
Todo mundo sabe que esses potinhos não são muito baratinhos para comprarmos toda hora (até porque duram só um mês e temos que colocar um em cada gaveta e repartição de armário). O melhor é que não precisamos gastar todo nosso rico dinheirinho com esses potinhos milagrosos, fazer em casa é muito fácil. Desde que eu aprendi, faço sempre por aqui. Vamos lá?
Você vai precisar de:
  • Pote de antimofo usado
  • Cloreto de cálcio escamado
  • Filtro de café
  • Tesoura

1. Reaproveite os potes que você já tem em casa: eu costumo reaproveitar os potes que já tenho de outros antimofo. Assim, o acabamento fica melhor e mais bonitinho. Lave e seque bem antes de usar.
2. Coloque um pouco de cloreto de cálcio na parte de cima (gradinha) do pote do antimofo. Eu comprei o meu aqui, mas você também pode encontrar em casas de material agrícola. Um quilo dá para fazer muitos potes.
3. Corte filtro de café na medida da boca do pote: é isso mesmo. Corte o filtro de café para substituir aquele papel que vem com laminado.
4. Coloque a tampa e pronto! O seu antimofo caseiro está pronto para usar!


Fonte:  http://www.quebaderna.com/2013/12/como-fazer-antimofo-caseiro.html