domingo, 17 de junho de 2012

OS CHEIROS...




Existem cheiros inesquecíveis. Cada pessoa tem seus prediletos. E basta uma mínima lembrança para que tudo volte: a temperatura do momento, a felicidade ou a tristeza que se sentia, as imagens de quem estava perto, tudo. 

 Cheiros podem ser alegres ou tristes. Era muito bom quando se entrava em casa depois do colégio, logo antes do almoço, e se sentia o cheiro do refogado – alho, cebola e tomate – para fazer o picadinho ou o bife de panela enrolado no bacon e preso por um palitinho. Quantos segundos você leva para atravessar o tempo e voltar aos seus 11 anos?
Lembra quando há muitos, muitos anos, você ia passar as férias na fazenda? Ah, uma fazenda tem aromas absolutamente inesquecíveis: o do capim, o da terra depois da chuva, o do estábulo onde se ia de manhã bem cedo tomar o leite tirado da vaca, ainda morno, numa canequinha de alumínio. E o cheiro da tangerina? Aliás, tangerina não, mexerica; aquela pobrinha, modesta, de casca fina, que deixava a mão cheirando durante três dias. Esse é um cheiro muito alegre.
 O cheiro do bolo saindo do forno é para sempre – bolo de tabuleiro, cortado em losangos, com cobertura de açúcar com limão, e um detalhe precioso: naquele tempo, por mais que se comesse não se engordava, e em cima da mesa havia sempre um vidro de fortificante para abrir o apetite.
Que felicidade ter tido uma infância no interior! Mas existem outros aromas não ligados ao paladar e também inesquecíveis. O cheiro do mar quando se chega em Salvador – uma licença poética, com licença.
 E você já teve uma tia-avó que morava numa casa bem arrumada, cujo assoalho era encerado toda semana? O brilho era dado a mão, com uma escova de cabo alto como uma vassoura, e era chegar e ouvir: “Cuidado para não escorregar”. Que cheiro limpo, honesto, que cheiro de gente direita. Será que isso ainda existe?
Mas há também os cheiros angustiantes: os de hospital, de sala de cirurgia. Muito cheiro de flor você sabe o que lembra – melhor não falar disso.
 E existem os perfumes ricos: de carro novo, de um bom fumo de cachimbo. E vamos combinar: cheiro de alho é bom na cozinha, de sexo no quarto, e é proibido misturar.
Por falar nisso, o cheiro do homem que se ama, depois do amor, é melhor nem lembrar para não desmaiar de saudade.

As cidades também têm seu cheiro, cada uma muito particular: se você for levada, de olhos vendados, para o Bloomingdale’s, sabe na hora que está em Nova York.
 E se respirar um aroma de cominho misturado a curry e a canela vai saber que está no souk de Marrakesh.

Mas existe um cheiro que só as mulheres conhecem. É o que elas sentem quando estão enxugando seus bebês depois do banho. É preciso que não haja uma só pessoa por perto num raio de 200 metros para não haver interferência de qualquer ordem. Sem nenhuma presença estranha – nem mesmo a do pai –, mãe e filho poderão dizer bobagens e rir de coisas que só eles vão entender. Depois do talco, a mãe vai botar o nariz no pescoço de sua cria e cheirar com todos os seus cinco sentidos. No princípio timidamente, mas cada vez mais forte, até quase arrebentar os pulmões de tanto amor.
Na hora a gente não sabe, mas um dia vai saber: não existe nada igual a esse cheiro nem a esse momento, e nunca vai haver um melhor.

Porque esse é o cheiro da vida.

OS CHEIROS...
( desconheço autoria)

Pudim de queijo cottage


Ingredientes:
5 gemas
2 xícaras (chá) açúcar
80g de margarina light
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
250g de queijo cottage
Suco de limão a gosto
1 colher (chá) raspas de limão
100g de uva-passa
1 colher (chá) de essência de baunilha
5 claras em neve

Modo de Preparo: Unte e enfarinhe uma fôrma de pudim média. Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Bata bem as gemas com o açúcar, até ficar cremoso. Junte os demais ingredientes e, por último, as claras misturando delicadamente. Coloque na fôrma e leve ao forno por 1 hora, ou até ficar firme.

Pudim de pão diet


Ingredientes:

1 pacote de pão Diet Bread
1 ovo
6 unidades de ameixa preta picada
1/2 litro de leite desnatado
1/2 litro de água
Canela
Açúcar Tal e Qual à gosto
3 unidades de maçãs médias raladas sem casca
Pudim de pão
Modo de fazer
Umedecer o pão na água, em seguida reserve. Bater no liquidificador o leite, a canela e o açúcar e reserve.

Colocar por cima da massa de pão, acrescentando as frutas. Amassar tudo e assar em fôrma untada com margarinha light em forno brando.

Pudim de chocolate


Ingredientes

Pudim

30 g de frutose para caramelizar
500 ml de leite desnatado
2 xícaras (chá) de achocolatado diet ou light (200 g)
1 colher (sopa) de adoçante para uso culinário
20 g de farinha de trigo
3 ovos inteiros
2 morangos para decorar

Calda

1 caixinha de flan diet sabor chocolate (35 g)
150 ml de água

Modo de preparo

Pudim

Leve ao fogo moderado uma pequena fôrma, adicione a frutose e deixe formar uma calda fina e dourada. Retire do fogo, caramelize a fôrma e reserve. Coloque no liquidificador o leite, o achocolatado, o adoçante, a farinha e os ovos. Deixe bater até obter uma mistura bem homogênea. Despeje a massa na fôrma e leve para assar no forno pré-aquecido, em temperatura moderada, em banho-maria, aproximadamente por uma hora.

Pudim de chocolate
Calda
Em uma panela, dilua o pó do flan na água, misturando aos poucos para não empelotar. Cozinhe em fogo médio até adquirir uma consistência cremosa. Desenforme o pudim, corte em formato de coração e acomode no meio do prato. Cubra todo o pudim com a calda, deixando que escorra generosamente pelos lados. Dê um toque final enfeitando com os morangos e sirva.

Rendimento: 8 porções Calorias: 120 kcal/porção

Receita extraída do livro Novas Receitas Light, Myriam Abicair

Pudim de maria mole e maracujá



Ingredientes:

2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
1/2 xícara de chá de água
1 lata de creme de leite light
1 vidro de leite de coco light
4 claras
4 colheres (sopa) de adoçante em pó
1 xícara (chá) de coco fresco ralado

Ingredientes para a Calda de Maracujá:
1 xícara (chá) de suco de maracujá 1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) rasa de amido de milho
2 colheres (sopa) de adoçante em pó.
Pudim de maria mole e maracujá
Modo de preparoHidrate os dois envelopes de gelatina sem sabor na água morna e deixe em banho maria. Modo de preparo da Calda: Coloque em uma panela 1 xícara de chá de suco de maracujá ou polpa de maracujá com caroço, amido de milho, água, adoçante, leve ao fogo, espere ferver e deixe engrossar.

Bata no liquidificador creme de leite, leite de coco, adoçante e a gelatina derretida em banho maria. Junte este creme às claras que foram batidas em neve previamente, mexa e adicione metade do coco ralado aos ingredientes citados. Coloque o creme numa forma de pudim e leve para gelar.

Decore com a calda e o restante do coco. Se desejar, decore com folhas de hortelã.

Pudim de Laranja


Ingredientes
- 1 caixinha de leite condensado
- a mesma medida de suco natural de laranja
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- 1 pacote (100 g) de coco ralado



Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma panela, coloque o açúcar e faça uma calda. Cubra o fundo de uma forma para pudim com o caramelo. Em seguida, acrescente o conteúdo do liquidificador.
Cozinhe em banho maria por 40 minutos. Espere esfriar. Tire da fôrma e leve à geladeira até ficar gelado.

Pudim de nozes

 

Ingredientes:

1 embalagem de mistura para pudim de leite (500 g)
500 ml de leite gelado
2/3 xícara (chá) de nozes (100 g)
1 xícara (chá) de açúcar (160 g) para caramelizar

Café expresso:

2 colheres (sopa) de café solúvel
1 xícara de açúcar

Modo de Preparo:

1. Para caramelizar a forma: misture o açúcar à 1 xícara (chá) de água (240 ml) em uma panela;
2. Leve a ferver em fogo baixo até dourar como um caramelo, cerca de 10 minutos - com a ajuda de um pincel, durante a fervura vá passando água nas laterais da panela para retirar o açúcar que cristalizou, evitando assim que a calda se cristalize no final do processo;
 3. Enquanto a calda ferve, prepare o pudim: em velocidade baixa, no liqüidificador, bata a mistura para pudim com o leite e as nozes por cerca de 2 minutos;
 4. Café expresso: misture o café solúvel com o açúcar e 240 ml de água e ferva até engrossar;
5. Finalização: espalhe a calda de açúcar ainda quente pelo fundo e laterais de 8 ramequins ou refratários pequenos (8 cm de diâmetro x 4 cm de altura) e acrescente a mistura do pudim já batida;
6. Asse em banho-maria (com a água até a metade dos refratários, fervendo desde o início) em forno, pré aquecido, a 180°C por cerca de 1h30min;
7. Assim que esfriar, passe uma faca com bastante cuidado pelas laterais do pudim (para facilitar a entrada de ar) e desenforme. Sirva com o café expresso.

  Fonte www.fleischmann.com.br

Pudim de banana e café


Ingredientes

 7 colheres (sopa) de pó de Café Pilão (140 g) 1 e ½ xícara (chá) de água quente 1 xícara (chá) de açúcar 4 bananas maduras tipo nanica 3 ovos ½ xícara (chá) de leite em pó 1 xícara (chá) de água ½ xícara (chá) de castanha-do-Pará

Modo de preparo
1. Prepare o café com a água indicada. Coloque numa panela grande com o açúcar e leve ao fogo para ferver e formar uma calda grossa. Deixe esfriar.

2. Num liquidificador bata a banana, os ovos, o leite, a água, a castanha e a metade da calda para formar um creme grosso

3. Espalhe o restante da calda numa fôrma refratária para pudim, com 18 cm de diâmetro. Despeje o creme batido e cubra com filme plástico esticado. Faça nele alguns furos no plástico esticado, com a ponta de uma faca, para a saída do vapor a ser formado.

4. Leve ao microondas por 10 minutos, potência média, para cozinhar o pudim. Aguarde mais 10 minutos de tempo de espera, deixe esfriar completamente e desenforme para servir.

Dica
Se ao desenformar o pudim ficar muita calda presa no fundo da fôrma, coloque 3 colheres (sopa) de água e leve ao microondas por 2 minutos, potência alta, para dissolvê-la. Depois, despeje-a sobre o pudim.

Receita cedida por Café Pilão