quarta-feira, 28 de abril de 2010

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*

Prof. Dr.. Carlos Alexandre Fett

Faculdade de Educação Física da UFMT

Mestrado da Nutrição da UFMT

Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836
Consultoria em Performance Humana e Estética

terça-feira, 13 de abril de 2010

Os heróis da resistência


Alimentação reduz risco de doenças cardíacas em até 80%
Veja o que entra e o que sai do seu prato nessa briga...

1. Castanhas, nozes, avelãs, amêndoas e pistache
Cientistas da Universidade Park, do Eestado do Texas, nos Estados Unidos, concluíram que esses alimentos reduzem o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, quando consumidos cinco vezes por semana. Isso porque contêm gorduras insaturadas, que aumentam o número de receptores do colesterol ruim (LDL) nas células. Assim o bandido é seqüestrado e utilizado pelo corpo de maneira mais eficaz. Ricos em vitamina E, os petiscos agem como antioxidantes, impedindo o depósito de gordura nas artérias (ateromas). Mas quando são industrializados e fritos, eles têm o valor nutricional reduzido e também podem provocar graves alergias alimentares , alerta a nutricionista Fabiana Honda, da Patrícia Bertolucci Consultoria Nutricional, de São Paulo.

2. Chocolate
Em um relatório apresentado na reunião anual da Associação de Cardiologia dos Estados Unidos, em Chicago, os pesquisadores afirmaram que o chocolate preto, em pequenas quantidades, pode reduzir o risco de um ataque cardíaco por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas, processo responsável por obstruir os vasos sangüíneos. Os flavonóides presentes no chocolate são capazes de reduzir o colesterol do mal ( LDL) e podem impedir a arteriosclerose, processo degenerativo que provoca a obstrução progressiva das artérias , explica Fabiana. Outra pesquisa da Universidade da Pensilvânia (EUA) constatou que consumir 38 gramas de cacau em pó ou de chocolate amargo todo os dias o equivalente a cerca de duas trufas pequenas), pode reduzir os níveis de colesterol ruim em 4% e elevar o HDL, o bom colesterol, em outros 4%. Mas, é claro, a guloseima deve ser consumida com moderação. Além do mais, fuja dos produtos que abusam da gordura hidrogenada para substituir o cacau. Confira as proporções no rótulo.

3. Alho
Seu segredo está nos compostos sulfurados. Esses nutrientes reduzem a pressão arterial e as taxas de LDL, além de prevenir contra tumores , afirma a nutricionista de São Paulo. O alimento também impede que o colesterol grude nas paredes das artérias. O ideal é consumir até três dentes crus por dia.

4. Cebola
Assim como o chocolate, a cebola diminui a formação de placas de gordura que causam a obstrução dos vasos sangüíneos. O resultado desse entupimento é a arteriosclerose, processo de endurecimento das artérias, capaz de levar ao infarto. A quantidade recomendada é de meia cebola crua por dia.

5. Peixes
O cardiologista Michael Burr constatou, no Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, que vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29%, quando passaram a comer peixe pelo menos duas vezes por semana. O ideal é o consumo de peixes grelhados ou assados, de preferência acompanhados de molhos leves, arroz, purês e vegetais , aconselha a nutricionista Fabiana Brunacci, da Equilibrium Consultoria, de São Paulo. Tudo isso porque a turma dos mares carrega o ômega 3, um tipo de ácido graxo que promove uma faxina geral nas artérias. Esse nutriente é encontrado principalmente nos nadadores das águas frias, como salmão, atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e a truta. O ômega 3 atende dois requisitos fundamentais para o coração bater a todo vapor: aumenta o HDL, o colesterol bom, e reduz o ruim, o LDL.

6. Laranja, morango, kiwi e goiaba
Esse time de frutas possui um ingrediente essencial ao coração: vitamina C, um poderoso antioxidante que também reforça a parede das artérias, por combater a formação das malfadadas placas de gordura. Ao comprovar que esse nutriente atua nos vasos, uma pesquisa da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, apontou que a vitamina C é uma ótima pedida para quem sofre de insuficiência cardíaca. O ideal é consumir, no mínimo, duas frutas por dia ricas nesse nutriente.

7. Azeite de oliva
Diversos estudos apontam a importância desse óleo extraído do caroço da azeitona no combate às doenças cardíacas. O azeite de oliva possui grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturado e antioxidantes, sendo um aliado na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL), explica Fabiana Honda. Segundo as pesquisas, indivíduos que consomem mais manteiga e outros óleos correm um risco de vida três vezes maior na comparação com os aficionados do azeite.

8. Vinho tinto
Está mais do que provado que tomar um cálice da bebida dos deuses no almoço e outro no jantar pode inibir o enferrujamento do LDL, colesterol do mal. Quando está oxidado fica mais fácil para as moléculas do danado se depositarem nas coronárias, entupindo geral. Como o vinho tinto fica mais em contato com a casca da uva, ele traz mais vantagens ao organismo do que o branco. A bebida é um coquetel de flavonóides, antioxidante capaz de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares justamente por evitar a formação das placas de gordura , defende a nutricionista Fabiana Honda

9. Abacate
Assim como o azeite de oliva, esta fruta é rica em gordura monoinsaturada, que ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL, e despachar o colesterol ruim do sangue. Além disso, é rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Esse nutriente atua como protagonista na combate a depressão. Mas o que os deprimidos têm a ver com os infartados? Muita coisa. Um levantamento feito pela Federação Mundial de Cardiologia mostrou que 45% das vítimas de infarto também tinham depressão. O estresse e a depressão elevam os níveis hormonais de cortisol e adrenalina no sangue, prejudicando o trabalho cardíaco. Esses hormônios causam espasmos nos vasos e isso faz com que placas de gordura acumuladas ali despenquem para o sangue, formando os indesejados coágulos que correm para bloquear o caminho do sangue nas artérias.

10. Fibras
Presentes na aveia, feijão, cereais, maçã, goiaba e cenoura, as fibras solúveis facilitam a remoção do colesterol ruim (LDL) do corpo.

11. Tomate
Ele está cheio de licopeno. Sabe-se que esse pigmento vermelho, também presente na goiaba e na melancia, tem propriedades antioxidantes capazes de livrar as artérias do colesterol inimigo (LDL). Cientistas da Universidade Harvard (EUA) analisaram mil mulheres por dez anos para concluir que aquelas com os maiores níveis do pigmento no plasma sangüíneo tinham o coração protegido.

12. Feijão,banana e couve
O segredo desses alimentos está em serem boas fontes de vitaminas do complexo B. Elas dão uma mãozinha no controle das taxas de homocisteína no sangue, um aminoácido tão relacionado aos problemas cardíacos que pode indicar tendências ao infarto. Sua presença em excesso no sangue é um baita sinal vermelho denunciando que o peito vai mal. Estudos sugerem que a homocisteína altere o tecido das artérias coronárias, facilitando, assim, a deposição de gorduras nas paredes dos vasos sangüíneos.

Comer bem para viver bem!

Os vilões do ataque ao músculo

1. Gorduras
Gorduras saturadas facilitam o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Elas estão presentes na manteiga, no óleo de coco e na banha. Já os ácidos graxos trans, também relacionados a doenças cardiovasculares, aparecem em alimentos de origem vegetal, como as margarinas. Reduza o consumo de carnes vermelhas, ricas nesse tipo de gorduras. Procure substitui-las por frango ou peixe , aconselha Fabiana Honda. Também prefira as margarinas com fitosterol, um esteróide que impede a absorção de colesterol pelo intestino. O colesterol está presente apenas em comidas de origem animal, como gema do ovo, fígado, vitela, frios e embutidos. É encontrado, em menor quantidade, na gordura da carne, no leiteintegral, na manteiga e nos queijos amarelos.

2. Açúcares O excesso de açúcar na circulação ameaça o equilíbrio dos componentes sangüíneos, além de ferir a camada interna dos vasos, elevando o perigo de depósitos de gorduras nos canais de circulação. Estima-se que doenças coronarianas podem aparecer até dez anos antes nos diabéticos, grupo que sofre com o descontrole dos níveis de glicose no sangue.

3. Sal
Seis gramas é a dose máxima recomendada de consumo diário de sal. Acima disso há riscos para o coração, sobretudo de hipertensão arterial. Nos hipertensos, a pressão alta causa lesões nas paredes dos vasos. Quando isso acontece, o corpo envia um exército de plaquetas com a missão de regenerar o local atingido. Com grande poder de coagulação, as plaquetas captam o excesso de colesterol e triglicérides (gorduras que vagam pelo sangue até serem transformadas em energia pelas células) que aparecem pelo caminho. O resultado é transformação do conjunto de múltiplas plaquetas em coágulos, as placas que entopem os vasos, causando o infarto.

4. Álcool
O consumo do álcool em excesso também pode obstruir nossas artérias. A bebida aumenta os níveis de triglicérides no sangue e, assim, cresce o perigo de essa gordura entupir os vasos sangüíneos, junto a moléculas de colesterol, e provocar um ataque cardíaco.

Não bastasse, o álcool pode ser ainda mais danoso ao miocárdio. Doses excessivas, sobretudo de destilados, enfraquecem o músculo e podem, em última instância, fazê-lo parar de bater.




Sugestão recebida por e-mail em 13/04/10 por Jose Carlos Monteiro

domingo, 11 de abril de 2010

A dieta dos franceses

O Dr. Will Clower, médico neurofisiologista desenvolveu, durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com saúde, como os franceses.
"Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que estipulamos para nós.
E, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3% da população,segundo pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force..
O programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios básicos :
comer alimentos de verdade, aprender a comer, reduzir a quantidade de comida e ser ativo, sem necessariamente se exercitar"." Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios. Onde estavam os produtos "light"?

Segundo o médico, estamos inundados de alimentos artificiais - açúcares sintéticos, gorduras sintéticas e
produtos alimentícios artificiais. Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, já que é a ingestão dela que proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita. Clower afirma que em vez de estimular
a ingestão de novas substâncias químicas para enganar o organismo, o programa mostra porque alimentos de
verdade funcionam em favor do corpo.

"Temos que reaprender o que é comida de verdade. Alimentos de verdade são os produtos naturais, que podem ser encontrados em um texto de biologia e que normalmente fazem parte da cadeia alimentar.
Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção, e os corantes, conservantes e estabilizantes
que aumentam a vida do produto não foram feitos para o nosso corpo", defende.


Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o médico descobriu que os franceses não comem
alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares,
não se abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa. Ao adotar os hábitos franceses, ele
e a mulher emagreceram onze e cinco quilos, respectivamente.


- Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios - fileiras e fileiras de
queijos,uma geladeira inteira só pra iogurtes e queijos frescos ... Onde estavam os produtos light ?


Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na despensa e na geladeira, com o auxílio de que se deve ter
em casa , fala sobre os benefícios da cerveja e do vinho, com moderação, é claro, da importância de se passar
mais tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a diminuir o tamanho das porções, e
da necessidade de se manter ativo. Os resultados, garante ele, surgem em seguida.


Plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta


01 - Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um
sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito.


02 - Garfadas menores.. O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto.


03 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante.
A falta de atenção faz com que se coma demais.


04 - Apóie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato.
Não o encha novamente até que tenha engolido.


05 - Sirva a comida em pratos pequenos. Isso resolve dois problemas de uma só vez :

o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos.


06 - Comida sem gordura engorda. Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais açúcares.


07 - Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes,
frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso.


08 - Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo

à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade.


09 - Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma
quantidade normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos.


10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.


________________________________
Alimentos que se deve ter em casa :
Peixes (salmão, sardinha, atum)
Grãos (granola, aveia, arroz)
Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate)
Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre)
Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar branco ou mascavo, pimenta, sal)
Lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona)
Condimentos (mostarda, maionese de verdade)
Laticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte)
Bebidas (café, cerveja, suco de fruta, chá, água, vinho)


**o que ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA de BEBER um REFRIGERANTE**


Base uma lata padrão


Primeiros 10 minutos :
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.


20 minutos :
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura..
(É muito para este momento em particular.)


40 minutos :
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde
bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.


45 minutos :
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. Fisicamente, funciona como com a heroína.


50 minutos :
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino
grosso, aumentando o metabolismo.. As altas doses de açúcar e outros
adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.


60 minutos :


As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os
quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar...
Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das
quais farão falta ao seu organismo. Pense nisso antes de beber refrigerantes. Se não puder evitá-los, modere sua ingestão !
Prefira sucos naturais !!! Em sendo possível, dê preferência por aqueles que se vê as frutas (de boa procedência) sendo preparadas.
Seu corpo agradece!*


Esta não é uma campanha para prejudicar a venda deste ou daquele refrigerante, mas sim, uma Campanha pela Saúde;
sua e do seu bolso, que deixará de comprar muitos remédios....


Sugestão recebida por e-mail de Célia de Fátima M.Parente

quarta-feira, 7 de abril de 2010

20 CONSELHOS DAS UNIVERSIDADES DE MEDICINA: HARVARD E CAMBRIDGE

Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :

01- Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

02- Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral. O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e
quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

04- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no
corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

05- Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais,
prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06- LARANJA. O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja,
amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e
minerais.

08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate. Mas escolha as pizzas de massa
fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e
ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente . As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros
germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho
no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10 - Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...
Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda.
Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11 - Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas
que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais
estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade
biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12 - Rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout' , um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a
10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13 - Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na
hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14 - Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu
que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe,
desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .

15 - Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber
só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também
concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16 - Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o
médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista,
relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar
um bom resultado.

17 - Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença
coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas através de
verduras frescas.

18 - Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque
a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é
melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tapeware escuro e bem fechado.

19 - Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes
e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20 - Uma banana por dia quase dispensa o médico. Vejamos: Pesquisa da Universidade de Bekeley:
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o
sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então, é ou não é um remédio
natural contra várias doenças?

E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
- comer chocolate:
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..
- pensar positivamente:
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.
- ser sociável:
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
- conhecer a si mesmo:
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida...
Não parece tão sacrificante, não é verdade?
Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...
É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:
'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!
"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos"
.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Guia para jantar fora

Fugir dos restaurantes não é uma maneira realista de lidar com o emagrecimento. É possível comer fora e administrar a perda de peso. Conheça as dicas do Vigilante de Peso para ajudá-lo a explorar os cardápios de suas lanchonetes e restaurantes favoritos sem culpa.

Estabeleça limites

Determine o quanto quer comer antes de olhar para o cardápio. Você pode dar uma folga, praticando alguma atividade física no mesmo dia ou num dia próximo àquele em que planeja comer fora. Algum tempo na academia ou uma caminhada acelerada ajudarão a compensar pequenos excessos, mas seja sensato. Você pode relaxar um pouco em ocasiões especiais, desde que coma cuidadosamente nos outros momentos. Só não trate todos os dias como ocasiões especiais.

Concentre-se

Estabeleça alguma regras antes de ir para o restaurante e siga-as.Por exemplo:evite bufes e rodízios.Prefira fazer pedidos à la carte,Isso pode não ser tão econômico, mas assim é provável que você coma menos.Sirva-se com moderação e peça ao garçom para retirar a couvert.

Faça pedidos especiais

Você esta pagando pela refeição, então tem o direito fazer pedidos especiais e pequenas modificações.Que tal dizer:”Pode vir sem manteiga?Grelhado?Com o molho à parte?”.Substitua a batata frita pela salada verde.

Controle as porções

Em alguns restaurantes, as porções são duas,três e até quatro vezes maiores do que o normal.Assuma o controle do tamanho de suas porções.Peça uma salada como entrada e divida o prato principal com alguém da sua mesa.Crie a sua própria refeição-menor- a partir de alguns aperitivos e/ou acompanhamentos.

Quebre barreiras(de linguagem)

Se você não conhece o modo de preparação,pergunte.Normalmente,as palavras e expressões seguintes equivalem a pratos muito gordurosos e calóricos:gratinados, empanados,amanteigados,parmegiana, á milanesa,á bolonhesa.

Diminua os super-tamanhos

Os tamanhos grande,super,mega ou giga dos restaurantes de fast-food estão lotados de calorias.Faça pedidos de pratos menores, como um hambúrguer simples.Afinal, a primeira mordida tem mesmo gosto da ultima.Escolha o prato Júnior ou infantil.

Cuidado com os extras

O hambúrguer comum com ketchup, alface e tomate não é tão ruim.Mas um “X- tudo” é um pesadelo calórico.Esqueça o bacon,queijo, maionese e o hambúrguer duplo.

Pegue leve nos molhos e ingredientes

Bufês e pratos de salada e decoram os cardápios de todo o pais,mas os ingredientes e molhos extras podem sabotar as escolhas inteligentes mais inofensivas.Pegue leve nos croutons,queijos ralados e bacon.Prefira pequenas quantidades de molhos, mesmo sendo light.

Não encha o caneco

Uma bebida durante o jantar é uma boa,mas muitas caipirinhas vã destruir sua determinação de emagrecer.Controle o seu apetite:alterne bebidas alcoólicas com refrigerantes diet/light ou água com gás.Não beba de estômago vazio.

Renuncie ao “Clube do prato limpo”

Você pagou,então tem que comer, certo?Errado.Pense nos custos emocionais e de saúde que as calorias extras trarão.Coma a metade do prato e leve o restante para a casa,Afaste o prato quanto estiver satisfeito.Coma devagar.O seu corpo leva 20 minutos para reconhecer que esta saciado.

Fonte:O Estado do Paraná - 24/03/2010

Digitação: Evelyn Freitas - Aluna 3ºEM/CEMAP 2010

sanduíche de frango com iogurte e mel

Ingredientes: 4 filés de frango em fatias finas. Dourar na frigideira com azeite, 1 copo de iogurte natural, 1 fio de me, 1 fio de azeite, 1 dente de alho cortado pequeno, 1 folha de louro seca picada pequena, 1 pitada de canela, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta do reino

Modo de preparo
Coloque as tiras de frango de molho numa mistura feita com o iogurte, mel, pimenta, canela, alho e louro. Guardar bem tampado na geladeira por 12 horas. Descasque e corte 2 abobrinhas e 2 cenouras médias em fatias bem finas e separe em um recipiente folhas limpas e bem secas de alface (crespa ou roxa), temperadas levemente com azeite e sal. Abra quatro pães sírios grandes cortando apenas pela metade e recheie na seguinte ordem: alface temperada, cenouras e abobrinhas, além de frango com molho.

Suco de goiaba com iogurte

Ingredientes
2 goiabas médias vermelhas, em pedaços
4 colheres de sopa de açúcar
2 copos de iogurte natural desnatado

Modo de preparo
1)Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida
2)Decore os copos com uma rodela da fruta

Conte as calorias:
Com iogurte:
Porção: 250 ml
Valor calórico: 200 calorias

Com água:
Porção: 250 ml
Valor calórico: 70 calorias

Gelado de limão com iogurte

Ingredientes
4 colheres de sopa de suco de limão
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de adoçante culinário
1 pote de 200g de iogurte desnatado

Modo de Preparo
Coloque a gelatina numa tigela e hidrate com 3 colheres de sopa de água. Leve ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até amolecer. Bata no liquidificador a gelatina, o iogurte, o suco de limão e o adoçante e bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Distribua em taças individuais e leve para gelar por 2 horas ou até endurecer. No momento de servir, decore com raspas de limão. "Essa é uma receita simples, rápida, saborosa e com muito baixo valor calórico. Ideal para momentos onde não conseguimos controlar a vontade de comer doce, e o melhor, sem culpa!", explica a nutricionista Amanda Epifânio.

Conte as calorias
Com iogurte:
Porção: 150g
Valor calórico: 80 calorias
Com creme de leite:
Porção: 150g
Valor calórico: 80 calorias
Cardápio do Dia a dia
Além de ficar uma delícia na vitamina e com cereais, o iogurte pode ser colocado também em receitas simples e saborosas como sanduíches e sucos. "A dica é abusar das frutas da estação e de acompanhamentos leves, como cereais e mel", recomenda Amanda.

Lagarto com batatas e molho de iogurte

Leve e azedinho, o iogurte natural é uma excelente opção para compor molhos aromatizados com ervas e condimentos. Pratos como carnes assadas ao molho branco e o strogonoff ficam bem mais atraentes para quem não quer ganhar uns quilinhos.

Ingredientes
1,5 kg de lagarto
2 dentes de alho picados
¼ de xícara de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de azeite
2 cebolas fatiadas
6 batatas sem casca, cortadas em cubos
Suco de ½ limão
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda em grãos
½ pode de iogurte natural desnatado
4 xícaras de água

Modo de Preparo
Tempere a carne com o alho, o sal e a pimenta. Adicione o azeite em uma panela de pressão e doure a carne por todos os lados. Junte 4 xícaras de água, tampe e cozinhe por 40 minutos, contando a partir do momento do início da pressão. Desligue o fogo, deixe sair o vapor e abra a panela. Espete a carne e se ainda estiver um pouco firme, cozinhe com a panela tampada (sem pressão) por mais 15 minutos. Acrescente a cebola, o tomilho e cozinhe até a cebola murchar. Retire do fogo e da panela e deixe esfriar. Cozinhe a batata em água fervente até ficar macia, mas firme. Escorra e tempere ainda quente com sal e limão, mostarda e azeite. Deixe esfriar e adicione o iogurte. Misture e leve para gelar. Fatie a carne, regue com azeite e sirva acompanhado com a salada de batatas. Decore com folhas de tomilho. "O lagarto é um corte de carne bovina muito magro e pode ser um grande auxiliar nas dietas de quem precisa controlar o colesterol ou até mesmo emagrecer", diz a nutricionista Amanda Epifânio.

Conte as calorias
Lagarto com iogurte:
Porção: 100g
Valor Calórico: 150 calorias
Com creme de leite
Porção: 100g
Valor Calórico: 342 calorias
Sobremesas
Que tal dar aquela incrementada na sobremesa sem aumentar o ponteiro da balança? Substituir o creme de leite fresco por iogurte é uma ótima saída para incluir sobremesas deliciosas ao seu cardápio sem sair da dieta. "Bolos, mousses e sorvetes são as melhores opções", explica a chef.

Salpicão de frango com iogurte

Ingredientes
2 peitos de frango temperados com limão e sal, refogados e desfiados
1 maço de salsão picado em tiras finas
2 cenouras grandes cruas raladas grossas
1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho em tiras finas
2 cebolas grandes picadas
2 a 3 maçãs picadas e com caldo de um limão (p/ não escurecer)
Passas brancas sem sementes
Salsinha picada a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
½ copo de iogurte natural desnatado
1 colher de sopa de maionese sem colesterol

Modo de Preparo
Desfie o frango cozido e resfriado e misture com os demais ingredientes crus. Adicione o iogurte desnatado e a maionese sem colesterol, misture bem e leve para a geladeira. Retire somente na hora de servir. Decore com o pimentão.

Conte as calorias
Com iogurte
Porção: 60g
Valor calórico: 65 calorias

Com maionese:
Porção: 60 g
Valor calórico: 230 calorias

Iogurte faz bem

Substitua ingredientes calóricos pelo alimento fermentado e enriqueça seu prato
Na vitamina, no molho, na salada ou na mousse. Que tal combinar iogurte nos pratos doces e salgados sem ter precisar temer a balança? Derivado do leite e rico em cálcio e fibras, o iogurte desnatado não é apenas amigo de quem está de dieta. Leve e saboroso, ele pode ser combinado com inúmeros alimentos e basta um pouquinho de criatividade para fazer daquele prato sem graça um festival de sabor e saúde.
Iogurtes naturais
Com sabor suave, o produto ganha destaque por conter todos os nutrientes oferecidos pelo leite, como proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Seus micro-organismos vivos exercem influência positiva no organismo, melhorando o funcionamento do intestino.

Iogurtes desnatados
Com os mesmos benefícios oferecidos pela sua versão natural, o iogurte desnatado tem a vantagem de conter menos gordura em sua fórmula, tendo assim, um baixo valor calórico.
menor quantidade de gordura é recomendada não só para quem quer emagrecer, como também àqueles que estão de olho nos índices de colesterol.

Propriedades do iogurte
O iogurte é um excelente "companheiro" da flora intestinal, o que singnifica que ele regula seu reloginho biológico e ajuda a manter o organismo em equilibrio. O alimento é rico em minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, niacina e ácido fólico). A ingestão de cálcio na infância e na adolescência é extremamente importante, pois previne a osteoporose bem como doenças crônicas, hipertensão arterial e câncer no reto.
Saladas

Utilizar iogurte desnatado substituindo a maionese em saladas é uma forma criativa de diminuir as calorias das preparações. As versões de maionese sem colesterol ou light contribuem para manter o sabor mais próximo à receita original, sem que haja aumento de gorduras e colesterol. "Esse salpicão também não contém nenhum alimento rico em carboidrato, como batata, assim poderá ser servido junto com arroz.

E-mail recebido de José Carlos Monteiro em 06/04/10

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Beba água com estômago vazio.

Quanto mais se sabe, maiores hipóteses de sobrevivência...
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.

Beba água com estômago vazio.


Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores. Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.


Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....


Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:


Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.






Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.


2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.


3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.


4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.


5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.


6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.






A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias


2. Gastrite - 10 dias


3. Diabetes - 30 dias


4. Obstipação - 10 dias


5. Câncer - 180 dias


6. Tuberculose - 90 dias


7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.






Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.


É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.


Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.


Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar!






Para quem gosta de beber água fria.






Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.


Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino.


É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.






Nota muito grave - perigoso para o coração:


As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.


Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.


Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.


60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo...


Sejamos cuidadosos e vigilantes.


Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...


Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.