segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Equivalências

1 quilo = 1 litro
1 litro = 6 xícaras de chá ou 4 copos de água
1 garrafa = 4 xícaras de chá ou 3 copos d’água
1 copo d’água = 250g
1 prato fundo nivelado = 200g
1 xícara de chá = 150g
1 xícara de farinha = 115g
1 xícara rasa de açúcar = 120g
1 xícara rasa de gordura = 160g
1 colher de sopa de manteiga = 50g
1 colher de sopa de açúcar = 45g
1 colher de sopa de farinha = 40g
1 colher rasa de açúcar = 20g
1 colher rasa de farinha = 15g
1 colher de sobremesa de açúcar ou farinha = 11g
1 pitada = 1 ponta de faca = porção que se apanha com 2 dedos = 2g
1 colher de chá nivelada de sal = 4g
1 colher chá nivelada de fermento = 4g

Yakissoba (macarrão à chinesa)

250 g de macarrão
verduras:
1 xícara de chá) de couve-brócolis, couve flor, vagem, cenoura, repolho, cebola, cheiro verde. Tempera-se 250 g de carne de franco, com 1 colher de sopa de óleo, 1 colher de sopa de sakê, rum ou whisky, 1 colher de sopa shoyo (molho japonês), 1 pitada de aji-no-moto. Frita-se então, a carne temperada em 3 colheres de óleo, acrescenta-se as verduras que devem ser cortadas em espessuras pequenas, junta-se então o molho.
Tempeiro do molho: 1 1l2 xícara de café de óleo. Após a fritura do macarrão escorre-se o mesmo e junta-se o molho e as verduras.

Tabule

2 porções de quibe de molho (véspera); alface cortada em tirinhas; tomate batidinho; pepino batidinho; cebola batidinha; salsinha; sal, pimenta, azeite de oliva e limão

Sorvete

1 litro de leite; 1 lata de creme de leite com soro; 1 lata de leite condensado; 6 colheres de açúcar; 1 colher de sobremesa de pó liga para sorvete.
Bater tudo no liqüidificador, bem batido. Dividir em 3 porções iguais e colocar em potes. Levar ao congelador. Depois de congelado levar uma das porções na tigela da batedeira com 1 colher de chá de emulsificante para sorvete e bater em alta velocidade por 10 minutos sem parar, vai notar que a tigela deve estar cheia. Colocar o sabor desejado.
Sabor artificial
Quick morango ou chocolate – 4 colheres de (sopa)
Tang ou nutrimental – 1 envelope para cada porção
Coco – 1 vidro de leite de coco; 50 g de sococo e 2 colheres de açúcar.
Sabor natural
As frutas devem ser batido no liqüidificador sem água, porque a água formará flocos de gelo, deverá ficar como um purê.

Sardinha em conserva

2 kg de sardinha limpa (sem cabeça); 2 copo de azeite; 1 copo de vinagre; 3 colheres (chá) de sal; 1 colher (sopa) aji-no-moto; 3 colheres (sopa) de molho inglês; 3 colheres (sopa) catchup; 5 tomates (cozinhar e passar na peneira); 3 folhos de louro.
Arrume todas as sardinhas na de pressão de modo que fique alinhadas (de forma a não despedaçarem quando retiradas após cozidas). Coloque todos os ingredientes e tampe a panela. Leve ao fogo baixo e cozinhe durante uma hora. Apague o fogo e deixe descansar até que a panela esteja fria.

Rocambole de arroz

3 xícaras (chá) de arroz cozido)
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de maisena
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Bata tudo no liqüidificador e coloque em assadeira untada. Asse em forno médio por 20 a 30 minutos. Retire da forma ainda quente e recheie a gosto, com carne de franco, camarão, palmito, carne moída, etc. Passe maionese depois de enrolado e enfeite com azeitonas.

Purê de cenoura

2 cenouras médias; 1 copo de leite; 1 colher de farinha de trigo; 1 colher de chá de margarina; sal. Raspe as cenouras e cozinhe-as em pouca água e sal. Depois de cozidas amasse-as bem com um garfo. Misture a farinha com o leite, a margarina e a cenoura amassada e leve ao fogo, mexendo sempre até obter a consistência de purê.

Pudim de mandioca

2 pratos rasos de mandioca cozida e sem sal (amassada); 1 xícara de margarina; 2 xícaras de açúcar; 4 ovos; 1 pacote de coco ralado.
Bater o açúcar, a margarina e as gemas, colocar a mandioca, o coco ralado e o leite o quanto baste (+- 1 xícara), por último as claras em neve. Deve ficar mole. Coloca-se em forma caramelizada e assar.

Pizza de panela de pressão

Massa:
3 xícaras farinha de trigo; ½ colher (chá) sal; 1 colher (sopa) pó royal; 5 colheres (sopa) óleo; ¾ xícara de água.
Molho: 5 tomates médios cortados em 4 pedaços, orégano e sal a gosto.
Recheio: Mussarela e orégano; lingüiça calabresa frita cortada em rodelas com azeitonas e cebola; atum em lata, azeitonas e cebola cortada em rodelas.
Prepare a massa misturando todos os ingredientes. Amasse com a palma da mão. Algumas vezes sobre uma superfície lisa. Divida em 9 partes iguais. Abra a massa (não muito fina para não quebrar) em círculos, conforme o fundo da panela de pressão. Bata o tomate com o orégano e o sal rapidamente no liqüidificador. Unte bem a panela de pressão com óleo. Coloque um disco da massa preparada. Sobre ela disponha o molho e, por último o recheio escolhido. Regue com azeite. Tampe a panela e sobre fogo baixo gire a por alguns segundos para uniformar o calor em seu fundo. Repouse a panela por uns 4 minutos até que ao mexer na válvula esta faça barulho. Solte o vapor e retire a pizza. Sirva imediatamente. Dá 9 pizza.

Pastel de mandioca

Massa
2 xícaras (chá) de mandioca cozida e amassada; 1 ovo; ½ colher (sopa) margarina; 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo; sal a gosto; Recheio
200 g carne moída; 2 colheres (sopa) óleo; 1 cebola picadinha; 2 colheres (sopa) de extrato de tomate; sal, salsa picada e molho de pimenta a gosto; 3 ovos batidos; 1 ½ xícara (chá de farinha de rosca); óleo para fritura
Misture todos os ingredientes da massa e reserve. Prepare o recheio: leve ao fogo a carne, óleo e a cebola. Refogue bem. Junte os 4 ingredientes restantes e refogue um pouco mais. Reserve. Abra a massa reservada, com o rolo, sobre a superfície enfarinhada e corte rodelas com a boca de um copo. Recheie com uma colherada de recheio, monte os pastéis e passe-os pelo ovo batido e pela farinha de rosca. Frite no óleo quente e sirva.

Pão de leite – Teresa

1 a 1,5Kg de farinha de trigo; 4 copos de leite; 4 ovos; 1 xícara de óleo
1 colher (sopa) de sal; 1 colher (sopa) de açúcar; 100 g de margarina ( 4 colheres); 50 g de fermento (padaria).
Coloque os ovos, o sal, o açúcar, o óleo a margarina e misture bem. Em seguida, adicione o leite morno e dissolver o fermento. Adicionar o trigo e amassar até dar ponto. (A massa não pode ficar muito dura). Faça bolinhas, misture um ovo com óleo e passe por cima das bolinhas. Assar em forno não muito quente.

Leite cremoso

3 xícaras de açúcar; 1 xícara de água fervendo; 50g de café solúvel. Juntar todos os ingredientes e bater na batedeira até o ponto de suspiro e levar ao freezer.
Modo de usar: adicionar ao leite a quantia desejada.

Cuca - Kuque

Noz moscada ou cravo moído; 1 pitada de sal; 3 ovos; 3 colheres margarina; 1 ½ xícara e meia de leite; 1 ½ xícara de açúcar;3 xícaras de farinha; 1 colher (sopa) de fermento.
Cobertura
½ xícara de farinha; ½ xícara de açúcar; 1 colher (sopa) margarina. Misturar e esfarelar em cima do bolo. Levar para assar.

Iogurte com gelatina

1 litro de leite; 1 iogurte natural; 1 gelatina (dissolver normalmente); 1 copo de água. Ferver o leite (morno) colocar o iogurte (tirar o soro) e bater no liqüidificador (duas vezes), reservar um copo para a próxima vez. Depois a cada hora mexer sempre adicionando os demais ingredientes. Deixar na geladeira em pirex tampado.

Espetinho de carne e abacaxi

6 a 8 porções. Prepara 4 h de antecedência.
1 kg de alcatra, cortado num pedaço só.; 1 colher (sopa) sal; ¼ xícara de açúcar mascavo; ¼ de xícara de molho de soja; 2 colheres (sopa) suco de limão; 1 colher (sopa) de óleo; ¼ de colher (chá) de gengibre em pó; 1 dente de alho picado; 1 abacaxi pequeno cortado em cubos de 2,5cm.
Retire toda a gordura excessiva da carne e corte-a em cubos de 2,5cm. Misture o sal, o açúcar mascavo, o molho de soja, o suco de limão, óleo, o gengibre e o alho. Adicione os cubos da carne e mexa bem; cubra e leve à geladeira durante pelos menos 3 h, mexendo os cubos de carne freqüentemente. Cerca de 30 m antes de servir: aqueça o forno, forme os espetinhos alternando cubos de abacaxi, prepare os espetinhos somente na hora de assá-los. Asse-os por 15 m se quiser malpassados, ou mais tempo, conforme o gosto, pincelando-os com o tempeiro e virando-os uma vez. .

Croquete de milho verde

1 lata de milho; 1 copo de leite (grande); 1 caldo maggi; 1 cebola média; 1 colher de margarina; 200 g de mussarela; sal e pimenta a gosto; 1 copo de farinha.
Bata o milho, o leite, e o caldo no liqüidificador em seguida doure a cebola na margarina e despeje o ingrediente do liqüidificador, coloque sal e pimenta a gosto e quando começar a ferver coloque de só vez a farinha, e retire do fogo quando soltar do fundo da panela, deixe esfriar faça as bolinhas, recheie com a mussarelaa, passe no ovo e na farinha de rosca. Frite.

Creme de milho verde

1 lata de milho verde com água; 3 colheres (sopa) farinha de trigo; 1 xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) margarina; sal e molho de pimenta a gosto; salsinha a gosto.
Reserve alguns grãos de milho. Bata o milho verde com a água no liqüidificador e passe pela peneira. Junte a farinha desmanchada no leite e o restante dos ingredientes, inclusive os grãos reservados. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Sirva a seguir.

Bolo toalha felpuda

Bater muito bem 4 xícaras de açúcar; 250 g de manteiga. Juntar ao creme 6 gemas, bater e ir juntando aos poucos e batendo: 1 vidro de leite de coco; 4 ½ xícaras de farinha de trigo. Juntar por último, 2 colheres de sobremesa de pó royal; 6 claras em neve e misturar ligeiramente. Levar para assar.

Bolo gelado

4 ovos; 2 xícaras (chá) de açúcar; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 8 colheres (sopa) água; 1 colher (sopa) fermento.
Batas as gemas com a água, acrescente o açúcar, o trigo, as claras em neve e por último o fermento.
Recheio
1 litro de leite; 1 pacote de pudim royal baunilha; 3 colheres de maisena; açúcar a gosto. Faça um creme e leve para gelar. Depois de gelado, acrescente ao creme 250 g de manteiga, 1 vidro de leite de coco e bata muito bem.
Cobertura
1 coco ralado; 3 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) manteiga. Levar ao fogo, mexendo sempre, até corar. Rechear e cobrir o bolo com o creme, sobre a cobertura colocar coco.

Bolo de mel – Dadá

2 xícaras de mel derretido; 2 xícaras rasas de açúcar; 6 xícaras de farinha de trigo; 2 xícaras de leite bem cheia; 3 colheres de margarina; 2 colheres de sobremesa de bicarbonato; 3 colheres de nescau; 1 colherinha de canela moída; 1 colherinha de cravo; 1 limão espremido (caldo).
Glacê
3 colheres de nescau ou chocolate amargo; 3 colheres de leite; 1 colher de margarina; 1 xícara de açúcar.

Bolo de maçã - Erika

1 maçã grande; 4 ovos; 2 xícaras (chá) açúcar; 2 xícaras de farinha; 1 xícara rasa de óleo; 1 colher (sopa) de margarina; 1 colher (sopa) fermento. Guardar as cascas de maçã. Descascar a maçã e picá-las em pedaços pequenos. Salpicar com açúcar e canela. Reservar.
Bater no liqüidificador os ovos, açúcar, óleo, margarina e as cascas de maçã. Em separado misture a farinha com o fermento e acrescente os ingredientes batidos no liqüidificador; por último acrescente a maçã picada. Coloque na forma com buraco central e polvilhe com pouco de açúcar e canela. Assar por 30 a 40 m.
Obs.: se quiser pode colocar também uva passas, passe as na farinha de trigo antes.

Bolo de liqüidificador

3 ovos; ½ tablete de margarina (50g); 1 xícara de leite; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 ½ xícara de açúcar; 1 colher de chá de fermento em pó.
Bater no liqüidificador os ovos, a margarina e o leite. Juntar a farinha, o açúcar e o fermento. Assar, após passar por cima calda de leite com açúcar.

Bolo de laranja

1 laranja; 4 ovos; ½ copo de leite; 1 colher de pó royaal; 2 copos de açúcar; 2 copos de trigo.
Bater no liqüidificador a laranja com casca (retirar as sementes); juntar as gemas e o óleo. Colocar essa mistura na batedeira, adicionar o açucar, o trigo, bate bem. Colocar o fermento, bater bem e por últimas as claras em neve.

Bolo cremoso de fubá

2 xícaras de açúcar; 2 colheres (sopa) de manteiga; 4 ovos. Bata bem o açúcar com a manteiga, acrescente as gemas e misture bem. 1 ½ xícara de fubá; 2 colheres (sopa) de trigo; 4 xícaras de leite; 1 xícara de queijo ralado; 1 colher (sopa) fermento. Peneire junto o fubá e a farinha, vá acrescentado à massa, alternando com o leite; em seguida, adicione o queijo ralado, o fermento e, por último as claras em neve. Despeje a massa numa assadeira retangular, de tamanho médio untada. Asse em forno quente até dourar.

Bolacha francesa

2 xícaras de açúcar; 4 ovos; 4 colheres de (sopa) margarina; 2 colheres de (sopa) sal amoníaco; 1 xícara de leite; 1 colher de baunilha; 1 kg de farinha de trigo.
Coloque aos poucos a farinha e amasse bem, fazer os palitos pequenos e finos. Passe os palitos de um lado no leite e no açúcar cristal, ou no coco. Asse em forma untada e enfarinhada, levar ao forno e assar bem.

Torta surpresa

Pão de forma sem casca; 1 lata de pomarola; presunto em fatias; queijo mussarela em fatias; 1 lata de creme de leite.
Unte uma forma com margarina, espalhe as fatias de pão de forma, cubra com pomarola, queijo e presunto, repita estas camadas terminando com o presunto e cubra com creme de leite. Leve ao forno quente para dourar.

Torta salgada - Olga

3 xícaras de leite; 2 ovos; 2 xícaras óleo; 2 colheres (sopa) pó royal; 2 colheres (café) sal; 1 xícara (chá) maisena; 1 xícara (chá) farinha de trigo.
Bater tudo no liqüidificador, despejar na forma untada, colocar o recheio por cima.

Torta rápida

4 ovos; 2 xícaras (chá) leite; 1 xícara (chá) óleo; 1 xícara (chá) queijo ralado (ou picado); 1 xícara (chá) maisena; 2 xícaras (chá) farinha de trigo; 1 colher (chá) sal rasa; 1 colher (sopa) do ró royal.
Recheio
1 lata de sardinha (500 g); 3 tomates médios picados; 2 cebolas grandes picadas; Misturar tudo colocar uma pitada de sal se quiser, cebolinha verde, milho verde, ervilha.
Bater os ingredientes da massa no liqüidificador, colocar em uma assadeira polvilhada com farinha, somente a metade da massa. Depois colocar o recheio esparramando por cima da massa e novamente o restante da massa. Assar até que fique dourado. 30 min.

Torta de tempeiro

4 tomates; 1 cebola; 100 g de azeitona; 2 pimentões; tempero verde; 10 colheres de farinha de trigo; 2 xícaras de leite; 1 xícara de óleo; 1 colher de fermento em pó; 2 colheres (sal) chá; 2 ovos; queijo ralado. Pique todos os temperos, faça uma massa leve com os seguintes ingredientes: farinha, ovos, azeite, leite, sal, queijo e pó royal. Misture os temperos na massa, unte a forma com margarina e asse por 30 min

Torta de sardinha

3 xícaras de farinha de trigo; 3 ovos inteiro; 1 xícara de óleo; 6 tomates picadas; 2 cebolas; 1 colher pó-royal; 1 lata de sardinha; cheiro verde; sal a gosto
Misturar tudo e levar ao forno.

Torta de Legumes

Fazer a massa para empadão, untar a forma e forrar com cubos de beringela. Acrescentar legumes ralados a gosto e misturar na massa. Levar para assar.

Torta de frango

1 xícara de óleo; ½ xícara de margarina; l litro de leite; l ovo; 1 colher sal; 1 pitada de açúcar; 4 xícaras de farinha de trigo; 1 gema para pincelar.
Recheio optativo
2 peitos de franco desfiado; 1 vidro de palmito; 1 lata de ervilha; 1 lata de milho verde; 2 tomates; 1 cebola; 100 g de azeitona; cheiro verde.
Faça a massa e deixe descansar alguns minutos (10min). Abra a massa na palma da mão e vá forrando a forma. Coloque o recheio e cubra com o resto da massa. Pincele com a gema.

Torta de ervilha

4 xícaras de farinha de trigo; 3 colheres bem cheia de margarina; 4 ovos; 3 xícaras de leite; 1 colher (sopa) pó royal (cheia); 1 colher (sopa) de sal; 1 pitada de pimenta.
Recheio
300 g de carne moída; 1 lata de ervilha; 3 colheres de óleo, alho, pimenta, sal e cebola; 4 tomates descascados e picadinhos; 6 azeitonas; 3 colheres queijo ralado.
Prepare a massa. Prepare o molho. Monte a torta, ponha uma camada na assadeira, coloque o molho e por cima queijo ralado, alterne as camadas.

Suflê de espinafre

1 maço de espinafre; 2 colheres de manteiga; 1 colher de farinha trigo; 1 copo de leite; 1 tablete de caldo maggi; 3 ovos; 5 colheres de queijo ralado; Manteiga para untar.
Limpe o espinafre. Leve-o ao fogo baixo em panela tampada para que cozinhe em seu próprio suco. Depois de cozido, pique o bem e reserve. Leve ao fogo a manteiga com a farinha de trigo e deixe dourar por igual, junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescentar o caldo maggi e deixe dissolver e engrossar mexendo sem parar. Separe as gemas das claras. Retire o creme do fogo, junte as gemas e 4 colheres de queijo, misture bem e junte o espinafre. Bata as claras em neve e junte ao espinafre delicadamente unte com manteiga uma travessa refratária e polvilhe com o restante do queijo ralado. Despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido por 40 min aproximadamente. Sirva logo em seguida.

Salpicão de galinha

Salada; 3 colheres (sopa) de óleo; 1 peito de galinha;1 tablete de caldo maggi de galinha, dissolvido em ½ litro de água fervente; 1 salsão cortado em tirinhas; 1 cabeça de erva-doce cortada em tirinhas; 1 cebola cortada em rodelas finas; 1/2kg de batata cozida e cortada em cubos; ½ xícara (chá) de azeitona preta sem caroço; ½ xícara (chá) de azeitona verde sem caroço
Molho
2 colheres (sopa) de salsa picada; 4 colheres (sopa) de vinagre; 4 colheres (sopa) de óleo; sal e pimenta-do-reino.
Maionese
1 ovo inteiro; l gema; 2 colheres (sopa) suco de limão;
sal; Pimenta-do-reino; Óleo, suficiente para dar o ponto; 1 lata de creme de leite
Leve o óleo ao fogo alto e doure nele o peito de galinha. Junte o caldo maggi dissolvido e deixe cozinhar até secar o caldo. Desfie a carne. Junte a ela o salsão, a erva-doce, a cebola, a batata e os 2 tipos de azeitonas e misture bem. Misture, à parte, a salsa, o vinagre, o óleo, sal e pimenta. Tempere a salada com esse molho. Para a maionese, bata na batedeira o ovo, a gema, o suco de limão, sal, pimenta e vá juntando óleo em fio até dar o ponto de maionese firme. Desligue a batedeira, acrescente o creme de leite e misture bem. Junte a metade da maionese à salada temperada e misture bem. Arrume o salpicão num prato e cubra-o com o restante da maionese, decorando a gosto.

Rosquinha de queijo

2 pires (chá) polvilho; 1 pires de farinha; 1 colher manteiga; 1 pires de açúcar; 1 pires de banha; sal a gosto; 1 pires de queijo ralado; 5 ovos; 1 colher pó royal; sumo de limão. Junte tudo, amasse bem, faça as rosquinhas. Asse em forno brando, forma untada com banha.

Pizza Dinha

1 ovo e 1 copo de leite; 7 colheres farinha de trigo; 1 colherinha de sal; pingos ( 1 colher de óleo); 1 colher pó royal. Bater no liqüidificador, assar em 7 min no microondas, depois colocar o recheio + 2 min.

Pingo de ouro

Pingo de ouro I
1 xícara de óleo; 2 xícaras de água; 1 pacote de queijo
1 ovo; Farinha até dar consistência. Amassar, passar no cilindro, enrolar, cortar e fritar de preferência na banha. Pôr no papel.

Pingo de Ouro II
1 xícara de leite morno; ½ xícara de óleo; 2 colheres (chá) sal; 1 colher (chá) açúcar; 3 colheres (chá) orégano; 1 colher (chá) pimenta-do-reino; 2 colheres (chá) fermento para pão; 1 cebola ralada; cebolinha, salsinha a gosto, se quiser põe bacon. Misture tudo e vá acrescentar farinha até dar ponto de pão. Então enrole tirinhas e corte bem pequeno as bolinhas, frite em óleo quente.

Patê de beringela

1 beringela assada no forno com casca; 1 tomate pequeno; orégano; sal; ½ xícara de azeitonas pretas; 2 rodelas de cebola; 1 dente de alho. Bater tudo no liqüidificador

Pastel de vento

1 kg de farinha de trigo; 1 copo de óleo (normal); 2 copos de água morna; 1 colher de sal; álcool ou pinga só para deixar seco, não é necessário usar.

Omelete assado

Unte uma forma com óleo, coloque na forma em camada os ingredientes, bata bem os ovos, coloque na forma, acrescente presunto, tomate, mussarela e azeitona. Levar para assar.

Muqueca de pintado

Refogue algumas postas de peixe como para ensopá-lo. Em uma caçarola à parte prepare um molho com azeite dendê, pimenta, sal, ½ coco ralado, um vidrinho de leite de coco, uma colher de farinha de trigo. Deve resultar um molho um tanto consistente. Ponha neste molho as postas de peixe e deixe ferver. Quando o peixe começar a se desfazer tire do fogo e leve à mesa. Também pode ser feita com galinha ou camarão.

Molho tártaro

Acrescentar à maionese, 2 gemas cozidas, colheres de (sopa) de pickles, 2 colheres (sopa) cheiro verde. Misturar bem tudo.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Molho de queijo

1 xícara de maionese; 3 colheres (sopa) de leite; 2 colheres (sopa) de vinagre branco; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; ½ colher (chá) de açúcar; ½ dente de alho, amassado.
Misture todos os ingredientes. Coloque numa molheira, cubra e conserve na geladeira. Sirva bem frio, aplicando na hora sobre a salada de sua preferência. Acompanha saladas mistas (alface, tomates, palmito, cenouras, pepinos em rodelas, tiras de pimentão).

Leite condensado

Leite condensado
1 copo de água filtrada
2 copos de açúcar
2 copos de leite em pó
Bater no liqüidificador por 10 minutos, levar à geladeira até engrossar.

Leite condensado
2 litros de leite
1 litro de açúcar refinado
1 colher (café) pó royal
1 colher (sopa) maisena
Coloque o leite, o açúcar e o fermento no fogo. Quando estiver fervendo coloque a maisena dissolvida em um pouco de leite frio. Ferva até ficar moreno. Coloque um pirex dentro para não derramar.

Bolo de chocolate II

3 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate
3 ovos
Coar a farinha, o açúcar. Misturar o chocolate com duas xícaras de água morna; um copo de óleo, 1 colher de pó royal..

Mandioquinha para petisco

Cozinhar a mandioca, tirar fiapo do meio e amassar, acrescentar uma pitada de sal, misturar com a maisena (ponto mais duro do que pão). Fazer um redondinho, colocar na geladeira, deixar endurecer de um dia para o outro. Cortar fininho e fritar igual batatinha.

Mandioca ao forno

1 kg de mandioca cozida com água e sal; 1 xícara queijo ralado; ½ xícara de leite de coco; Coloque numa vasilha refratária, polvilhe com queijo ralado, cubra com maionese e por último cobrir com leite de coco. Leve ao forno.

Maionese de pão

1 kg de batatas; ½ kg de cenouras; 1 lata de sardinha ou atum; 1 lata pequena de palmito; ½ cebola ralada; 2 colheres de sal; 2 xícaras de maionese; 2 pães de forma cortados e sem casca. Amassar as batatas e as cenouras cozidas quentes. Juntar o sal, cebola, sardinha, 1 xícara maionese e o palmito picado. Misturar e arrumar camadas alternadas de pão e de massa cobrir com a outra xícara de maionese. Levar à geladeira, servir no dia seguinte.

Maionese

Bater no liqüidificador 2 ovos, 1 colher de sal (chá), 1 colher (chá) mostarda; 1 colher de (chá) molho inglês, 1 colher (sopa) de limão ou vinagre, óleo até obter consistência de maionese.

Gelatina de frango

1 kg de carcaça de frango, incluindo pés e pescoços; 1 copo de vinho branco seco; 1 cenoura pequena; 2 alhos-poró médios;2 cebolas médias; sal; pimenta-do-reino; 1 cravo; 2 litros de água; Descasque os legumes e corte-os em pedaços pequenos. Corte as carcaças em alguns pedaços. Ponha tudo numa panela com vinho branco, água e tempeiros, com pouco sal. Leve ao fogo brando, com a panela parcialmente destampada, por duas horas. No final, destampe a panela para maior redução do líquido. Passe por uma peneira fina e leve o recipiente à geladeira. A gordura vai se solidificar na superfície e poder ser facilmente removida. Para preparar gelatina de carne, substitua o frango por 1 kg de osso, de preferência da canela do boi, que tem bastante tutano.

Frango xadrez

5 filé de peito de franco; 2 colheres (sopa) shoyo; 2 colheres (sopa) katchup; 2 pimentões (verde e vermelho) cortado em cubos; 2 colheres (sopa) tempero; sal, óleo, pimenta; 1 xícara (chá) de amendoim torrado sem pele, o amendoim só na hora de servir. Cortar o franco em quadradinho e colocar de molho na água com limão por 10 min. Escorrer e temperar com alho, sal e óleo. Colocar em um refratário fundo e acrescentar o shoyo, catchup, pimentão e cebola, pode por cenoura. Tampar o recipiente e colocar no microondas por 12 min. Abrir o refratário e acrescentar 1 maisena em ½ copo de água e voltar ao forno por mais 3min.

Forminhas de presunto

1 xícara de leite; ½ xícara de óleo; 2 ovos; ¾ de presunto cortado em cubinho. Coloque no copo do liqüidificador o leite, ó óleo, os ovos, o queijo, o sal e por último a farinha de trigo. Bata um pouco, desligue e misture até que a massa fique homogênea. Acrescente o presunto e misture. Distribua a massa em forminhas de empada. Não encher até a borda, untadas com óleo. Leve ao forno, pré-aquecido por 30 minutos até dourar.

Filé de pescada

1 cebola; 2 tomates sem pele; 1 colher (sopa) manteiga; 1 vidro de leite de coco; ½ kg de filé de pescada; sal a gosto. Coloque a manteiga com a cebola picada e leve ao micro por 1 minuto, potência máxima. Retire, coloque a cebola e volte por mais 2 min. Retire e coloque o tomate por mais um tempo. Mexa uma vez durante esse tempo, retire e coloque o leite de coco, mexa, acrescente os filés de coco, mexa, acrescente os filés de pescada, coloque o sal e leve ao micro por 9 min.

Farofa doce

300 g de bacon; 2 cebolas picadinhas; 3 dentes de alho; 2 pimentões verdes; 2 kg de farinha de mandioca; 200 g de ameixa seca; 200 g de uva passa; 1 lata de pêssego picadinho; ½ lata de figo picadinho; cheiro verde a gosto. Frita o bacon, acrescente cebola, alho, pimentão e deixe dourar, acrescente farinha de mandioca, mexa por alguns minutos, retire do fogo e acrescente os outros ingredientes. Sirva com pernil assado fatiado

Farofa simples

Farinha de mandioca; 6 cenouras médias; 1 copo de óleo; 3 cebolas picadinhas; 200 g de azeitonas; Cheiro verde a gosto. Bater no liqüidificador a cenoura e o óleo, junte a cebola, a azeitona e o cheiro verde picadinhos. Coloque a farinha de mandioca temperada até dar ponto. (ficar soltinho)

Farofa de casca de batata

Cascas de batatas bem lavadas; Farinha de mandioca; Óleo, cebola, alho, sal e salsinha.
Deixe as casas de molho, ferver e depois secar em frigideira. Numa panela, coloque o óleo, cebola e alho até dourar. Depois coloque as cascas secas e deixe refogar. Adicionar a farinha de mandioca, a salsinha e o sal.

Farofa

150 g de margarina; 2 dentes de alho picado; 1 cebola picada; 1 pimentão vermelho picado; l lata de milho verde; 200 g de azeitona picadas; 4 colheres (sopa) salsa picada; 4 ovos cozidos; 100 g de biscoito salgado triturado; pimenta a gosto.
Leve ao fogo a margarina e o alho, deixe esfriar, adicione a cebola, o pimentão, o milho, as azeitonas, a salsa, os ovos, o queijo e a farinha do biscoito, mexer bem.

Empadão - Dalila

2 xícaras de leite; 3 xícaras de farinha de trigo; 3 ovos; 1 colher (sopa) sal; 1 colher (sopa) fermento; Sovar a massa e deixar descansar 30 minutos (colocar na forma untada).
Recheio
Um peito de franco desfiado (refoga com cebola, cheiro verde, uma lata de milho, uma lata de ervilha, uma lata de pomarola, sal, pimentão), colocar sobre a massa e e assar em forno quente. Após retirar do forno, colocar mussarela e orégano.

Empada

3 ovos; 2 xícaras de farinha; 1 xícara de leite; 1 xícara de óleo; 1 colher de sal; 1 colher de fermento; 2 colheres de queijo ralado. Bater tudo muito bem

Croquete de peixe

Amasse sobra de peixe. Colocar em uma panela com óleo bem quente, junte tempero a gosto deixe tomar gosto. Junte um pouco de farinha de trigo até a massa ficar fixa, Tire do fogo e fazer os croquetes. Passe na farinha de rosca e frite.

Carne de panela

Carne de segunda (ACEM) bem perfurado e bem temperado em um pedaço só; refogue e cubra com água (+- uma hora de fogo) quando estiver secando o caldo abra a panela, coloque um pouco de óleo e passe a carne para dar uma fritada. Retire e sirva com o purê de batata.

Bolo salgado II

2 xícaras de cenouras cozidas; 2 ovos; ¼ xícara de leite; sal; 2 xícaras de batatas cozidas (amassadas); 2 colheres de (sopa) queijo ralado; ½ kg de carne moída; pimenta do reino; 1 colher (chá) mostarda; 1 colher (chá) catchup; ¼ xícara de cebola ralada; ½ xícara de ervilha.
Forre o fundo de uma forma redonda bem untada, com as cenouras em rodela finas. Bata 2 ovos até espumar, junte o leite, sal e noz moscada. Derrame sob as cenouras. Tempere as batatas com sal e junte o queijo ralado, espalhe sobre as cenouras. Misture os ingredientes restantes e espalhe sobre as batatas. Asse em forno moderado. 50min

Bolo salgado I

14 colheres (sopa) farinha de trigo; 1 colher (sopa) pó royal; 1 xícara de leite; 1 xícara de óleo; 1 xícara de queijo ralado; 1 pitada de sal; Misture tudo, deixe descansar um pouco. Divida a massa em 2 partes, com uma forma untada com margarina. Faça um recheio e coloque, cubra com a outra parte da massa e pincele com gema. Leve ao forno para assar e desinforme, enfeite com folhas de alface.

Bolinho de milho

2 xícaras de milho verde ralado; ½ xícara de leite; 2 ovos separados; ¼ de xícara de cebola bem picada; 1 e ¼ de xícara de farinha de trigo; 3 colheres de fermento em pó; sal e pimenta-do-reino (para fritar).
Misture o milho ralado, o leite, as gemas e a cebola numa tigela e bata ligeiramente. Numa outra vasilha, peneire a farinha junto com o fermento, o sal e a pimenta e junte à mistura do milho. Bata as claras em nve com uma pitada de sal até formar picos firmes. Junte à mistura de milho e misture delicadamente. Esquente o óleo numa panela e frite uma colher (sopa) de massa de milho, até ficar dourada e crocante. Retire com uma escumadeira e coloque sobre o papel absorvente. Guarde os bolinhos fritos no forno quente para não esfriarem enquanto termina de fritá-los. (40 unidades)

Bolinho de fubá com cebola

3 xícaras de fubá; ½ xícara de farinha de trigo; 1 ½ colher (chá) de sal; 4 colheres (chá) fermento em pó; 2 ovos; 2 iogurte natural(200 g); 1 colher (chá) pimenta do reino; 1 xícara cebola picada; Numa tigela, misture o fubá com a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó. Acrescente os ovos, o iogurte, a pimenta e a cebola. Mexa até obter uma massa homogênea. Pingue essa massa com colher (chá) em óleo quente e frite os bolinhos até que estejam dourados.

Bolinho de folha de cenoura

Massa cremosa: 1 copo de farinha de trigo; Colocar as folhas de cenoura picadinhas. Misturar e fritar às colheradas.

Bolinho de camarão

½ kg de camarão limpo; 4 xícaras (chá) de água; 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de margarina; sal e pimenta-do-reino branca a gosto; 1 cebola pequena picada; 1 dente de alho picado; 1 ovo batido; farinha de rosca; óleo para fritar.
Aqueça a margarina e doure a cebola e o alho. Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino. Refogue, acrescente água deixando cozinhar por 10 minutos. Coe e reserve os camarões e a água do cozimento. Retorne a água à panela e deixe ferver, polvilhando farinha de trigo aos poucos até engrossar. Deixe esfriar. Enrole a massa fazendo um furo no centro para colocar um camarão em cada bolinho. Passe no ovo e na farinha de rosca. Frite em óleo quente. Sirva a seguir.

Bobó de frango

1 quilo de carne de franco (peito, coxa); 1 cebola; 5 tomates sem pele; sal, pimenta e cheiro verde; 1 vidro de leite de coco; 1 lata de creme de leite; 1 quilo de mandioca cozida e amassada. Refogue o franco com os temperos comuns (óleo, sal, pimenta, cebola e alho), cubra com bastante água e deixe cozinha muito bem. Retire o frango, desfie em pedaços médios e coe o caldo. Bata no liqüidificador a mandioca com o leite de coco e o caldo de franco. A parte, dissolva o tomate com pouco óleo, junte o franco desfiado, os ingredientes que forma batidos no liqüidificador e deixe ferver. Ao desligar junte uma lata de creme de leite, cheiro verde picado e mexa bem. Sirva com arroz branco.

Beringela – Rosa

2 beringelas médias; 1 pimentão vermelho; 1 cebola média; ½ xícara de azeitona preta ou verde; ½ xícara de passas sem semente; ½ xícara de nozes picadas (opcional); sal; orégano; azeite; 1 dente de alho; vinagre. Corte os pimentões em tiras, doure o alho com pouco azeite, acrescente as tirinhas. Corte as beringelas com cascas e deixe de molho por 15 min com sal e vinagre. Escorra. Corte as cebolas em rodelas. Junte as azeitonas, pimentão e beringela. Tempere com sal, azeite e orégano. Misture bem coloque em um refratário. Tampe e leve ao forno. Retire do forno e acrescente as nozes.

Beringela – lasanha

2 kg de beringela; 1 kg de tomate bem maduro; 700 g carne moída; Cebola, alho e colorau; 200 g de presunto; 2 colheres de margarina; 2 caldo knnor; 1 litro de leite; Pimenta do reino; 3 colheres farinha de trigo. Lave, descasque e corte em fatias as beringelas, passe em água quente com sal; para murchar, reserve. A parte faça 1 molho com a carne moída, os tomates e colorau. Tempere bem.
Montagem: molho, beringela, molho, e molho branco, presunto e mussarela, mais uma camada de beringela, molho e terminar com mussarela.
Molho branco
Margarina, frite a cebola ralada, coloque a farinha e deixe dourar, retire do fogo e coloque o leite, dissolva bem, volte ao fogo, acrescente o knnor, vá mexendo até engrossar.

Pizza de batata

1 batata inglesa grande de formato regular; 1 colher de sopa cheia de manteiga com sal; 3 colheres de sopa de requeijão cremoso; 1 colher de chá de azeitona verde picada; 2 colheres de sopa de mussarela ralada; 1 tomate seco; orégano.
Lave bem a batata e fure-a por todos os lados com um garfo. Forre o prato giratório do forno microondas com papel-toalha. Coloque aa batata sobre o papel e asse-a por 4 minutos em potência máxima. Vire a batata e asse por mais 4 minutos. Para ver se está no ponto, aperte-a com o dedo. Ele deve afundar um pouco. Tire do forno. Quando morna, faça um corte no sentido mais longo da batata. Coloque dentro a manteiga e raspe a polpa, misturando bem. Em uma tigela, misture o requeijão, a azeitona, o orégano e uma pitada de sal. Arrume tudo na batata, cubra com a mussarela ralada e volte ao forno por 30 segundo. Tire do forno e se quiser, enfeite com o tomate seco.

Bacalhoada

½ kg de bacalhau; ¼ de batata; 2 pimentões verdes; 2 cebolas grandes; 1 dente de alho, socado; 3 tomates maduros; 12 azeitonas pretas; pimenta e azeite a gosto
Deixe o bacalhau de molho na véspera. No dia seguinte, troque a água, escorra e leve ao Forno Microondas por 4 a 6 minutos, potência alta, (51/2 a 8). Escorra novamente o excesso de água e reserve. No refratário redondo e fundo coloque a batatas picadas e m rodelas grossas, junte ½ xícara de chá de água e leve ao microondas por 4 minutos, potência alta (6). No refratário retangular arrume camadas de bacalhau, de batata, tomates em rodelas, cebolas fatiadas, pimentão em tiras e azeitonas. Regue com azeite e leve ao forno microondas por mais 4 a 6 minutos, potência alta (51/2 a 8). Pode assar também em forno convencional.

Bacalhau simples

700 g de bacalhau; 1 dente de alho picado; ½ xícara de vinho branco;½ xícara (chá) de azeite de oliva;1 xícara (chá) de maionese; 10 azeitonas verdes para decorar; 10 azeitonas pretas para decorar.
Coloque o bacalhau de molho de um dia para o outro com bastante água. Retire a pele, as espinhas, desfie e reserve uma assadeira e leve ao forno até que doure. Retire e cubra com a maionese. Retorne o bacalhau ao forno para gratinar por 10 minutos. Retire, decore com as azeitonas e sirva.

Arroz com queijo-cenoura e presunto

Arroz amanhecido; 4 cenouras cozidas; queijo mussarela; presunto. Faça um mingau com leite, um pouquinho de manteiga e sal, engrosse com maisena e deixe esfriar. Corte o queijo, o presunto e corte bem pequeno a cenoura. Misture, no creme os ingredientes. Em um refratário coloque:
1 camada de arroz
1 camada de creme
1 camada de arroz
1 camada de creme
Salpique queijo ralado e leve ao forno, até derreter. Sirva quente.

Arroz com frango

2 xícaras (chá) de arroz; 300 g de cenoura; 300 g de vagem; 2 peitos de frango; 1 cebola grande (sal, pimenta-do-reino), orégano e ½ limão
Cozinhe o frango em água, sal, pimenta-do-reino, cheiro verde, cebola, depois de cozido reserve o caldo (+-) um litro e desfie o franco (reserve).
Lave o arroz e deixe de molho em água durante 2 horas.
Rale a cenoura, corte a vagem e rale a cebola, tempere como salada crua e com óleo, sal, pimenta-do-reino, orégano e ½ limão. (reserve).
Escorra o arroz e coloque em um refratário depois o franco desfiado e por último a salada, se for muito pode apertar, regue com o caldo de franco e regue com o óleo. Salpique um pouco de orégano. Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Sirva quente. Para acompanhar o arroz carne de panela com purê.

Sequilhos de manteiga

Em uma vasilha de bom tamanho juntar uma lata de leite condensado, 4 ovos, 100 gr de manteiga, 1 xícara (chá), açúcar, 1 colher (sopa) pó royal, 1 kg de maisena. Amasse tudo até formar uma liga, enrola-se em cordão e corta em pedacinhos, achata-se com o garfo e leve ao forno.

Rosquinha de vinagre

3 ovos
3 colheres de óleo
3 colheres de vinagre
1 xícara de açúcar
1 colher pó royal
Misture tudo, coloque farinha até que dê ponto para enrolar. Depois de frio passe na calda de açúcar.

Rosca da Ilda

Fermento
2 colheres de fermento
1 colher de sal
3 colheres açúcar
2 copos de água
1 pouco da farinha (+- 2 colheres)
Misture tudo e deixe crescer ponto de bolo. Quando crescer, colocar 3 ovos, 1 xícara de óleo, umas gotas de baunilha, 2 xícaras de açúcar. Colocar a farinha 2 kg e deixar bater até passar do ponto de bolo, deixar bater, virar a massa na farinha, deixar crescer; dividir em 6 pedaços e tranças.
Recheio
3 copos de leite
5 colheres de maisena
100 g de coco
açúcar a gosto
baunilha
4 gemas de ovo
Deixar crescer e assar

Rosca de batata

4 colheres de açúcar
3 ovos
2 copos de leite
10 colheres de açúcar
2 copos de leite
1 copo de óleo
1 pitada de sal
1 kg de farinha
4 batatinhas médias cozida e amassada. Bater tudo no liqüidificador, pondo a farinha até dar o ponto. Deixar crescer. Quatro roscas

Queijadinha de mandioca

1 kg de mandioca crua ralada
3 copos açúcar
2 copos de leite
3 ovos inteiros
100 g queijo ralado
100 g de coco
2 colheres de margarina
1 colher pó royal
Misturar tudo muito bem, sem bater. Colocar em forma untada para assar.

Pão doce

1 kg de farinha
1 xícara de óleo
1 xícara de leite (pode usar leite azedo de preferência)
1 xícara de água morna
1 colher (chá) rasa de sal
1 ¼ xícara açúcar
50 g fermento
2 ovos
Cobertura: passar gema com açúcar e café forte (2 colheres de sopa) ou com mel 2 ou 3 colheres e polvilhe com coco.

Pão de queijo – DPI

1 copo e 3 dedos de leite, o resto completar com óleo
½ kg de polvilho doce
100 g de queijo ralado
3 ovos (se forem grandes colocar 2)
Coloque o polvilho numa vasilha. Aqueça o óleo e o leite com uma colher de sobremesa e sal. Jogue por cima do polvilho (mexendo). Deixe esfriar e coloque queijo e os ovos. Amassar bem e fazer bolinhos. Assar em forno quente +- 30 min.

Pão de queijo – Regina

1 pacote de polvilho doce 500 g
1 ½ copo de leite
½ copo de óleo
1 colher rara sal
Ferver juntos, depois de quase frio, colocar 2 ou 3 ovos, amassar bem e colocar o queijo, amasse ¼ queijo meio cura, untar as mãos com óleo para enrolar para enrolar as bolinhas.

Pão de queijo

3 ovos inteiros
1 copo de leite ou água
1 colher sopa (rasa) sal
1 xícara óleo
1 pacote 500 g polvilho azedo
1 pacote 50 g de queijo ralado
Bater tudo no liqüidificador e colocar em forminhas untadas (55 pães)

Pão de liqüidificador

Pão de liqüidificador
4 ovos
1 copo de leite morno
2 copos de água morna
1 copo de óleo
1 colher (sopa) sal
3 colheres (sopa) açúcar
2 tabletes de fermento
Bater no liqüidificador, despejar numa bacia e acrescentar farinha até dar ponto de enrolar, descansar uma hora. Colocar uma bolinha na água, quando subir, esperar mais quinze minutos e assar.

PÃO DE CEBOLA II

PÃO DE CEBOLA II
3 batatas médias
1 cebola média
1 ½ copo de leite morno
1 colher fermento
½ copo de óleo
3 ovos
3 colheres de açúcar
1 colher de sal
Bater no liqüidificador a batata cozida, a cebola e todos os outros ingredientes. Coloque em uma tigela e amassar até despreender das mãos. Deixar descansar já nas formas por +- duas horas e colocar para assar.

Pão de cebola I

3 copos de leite
1 copo de óleo
¾ xícaras de açúcar
1 colher (café) de sal
1 cebola média ralada
fermento (+- 40g)
farinha de trigo (+- 1kg)
massa bem macia

Pão de batata

Pão de batata
5 batatas
4 ovos
2 colheres de fermento
1 copo de açúcar
2 colheres de margarina
1 pitada de sal
1 copo de leite
farinha até dar ponto
Cozinhe bem as batatas, amasse-as e coloque numa bacia, ponha os demais ingredientes. Colocando a farinha por último. Amasse bem e deixe crescer.

Pão caseiro (sal)

Pão caseiro (sal)
1 kg farinha de trigo
1 xícara de óleo; 1 xícara de leite
1 xícara água morna
¾ xícara açúcar
½ colher sobremesa de sal
50 g de fermento (se estiver calor usar menos)
2 ovos

Panetone (Ilda)

Panetone (Ilda)
3 tabletes de fermento; 2 xícaras de açúcar; 600 ml de leite; 200 g de margarina; 200 g de passas sem caroço; 100g de uvas cristalizadas; 6 ovos; 1 kg de farinha de trigo; 1 colher de (chá) de sal; raspas de limão
Colocar na tigela maior da batedeira, o fermento, o açúcar e o leite morno, ligar a batedeira para dissolver o fermento e sempre batendo, acrescentar os outros ingredientes, deixar crescer em vasilha grande por 1h45min. Baixar a massa e deixar crescer novamente. Colocar em formas altas pela metade, forrada com papel untado, deixar crescer e assar em forno brando durante uma hora.

Nega Maluca

Nega Maluca
3 copos de trigo; 2 copos de açúcar; 1 chocolate; 2 copos de água fervendo; 1 colher pó royal (cheia); 3 colheres óleo; 4 colheres de margarina; 3 ovos; 1 pitada de sal
Misture todos os ingredientes secos menos o pó royal. Fazer um buraco no meio, coloque 3 ovos, a margarina e o óleo, coloque a água fervendo. Misture tudo, coloque pó royal e põe para assar. Forma untada com farinha.
Calda
Leve ao fogo: leite a gosto, 2 colheres de margarina, chocolate e açúcar, despeje no bolo quente furado e leve para gelar.

Caracóis húngaros

Caracóis húngaros
Massa
2 copos de leite morno
3 ovos
1 xícara óleo
6 colheres açúcar
1 pitada de sal
3 colheres fermento pão
1 kg de farinha trigo
Recheio
2 colheres de margarina
4 colheres açúcar
Glacê
2 xícaras leite
2 xícaras de açúcar
Fazer uma calda grossa

Caçarola italiana

Caçarola italiana
1 copos de leite
5 colheres de coco
5 colheres de queijo
1 colher manteiga
1 colher de farinha
4 colheres de maisena
3 xícaras de açúcar
5 ovos inteiro
Bater tudo e levar para assar não é necessário untar a forma.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

COMO CONSERVAR BANANAS POR MAIS TEMPO

Testado e aprovado...
Quando comprar bananas, chegue em casa e corte todas da penca, da forma que foi cortada nas fotos.
Com tesoura ou faca, para evitar 2 problemas:
01 - mosquito;
02 - e conservar por mais tempo sem deteriorar a ponta.
Normalmente a banana madura se separa da penca até mesmo pelo peso.
Quando isto acontece, ela começa a melar aparecendo aqueles mosquitos de fruteira, além de oxidar e estragar mais rápido.
No dia seguinte ao corte, a banana já esta com a ponta seca e fechada, conservando-se íntegra por uma semana.
A última foto mostra a banana madura com 1 semana, bem preservada e com a ponta parecendo um umbigo seco.
Vale a pena e não atrapalha em nada o amadurecimento.





Brevidade

3 ovos
2 xícaras de araruta; 1 xícara de açúcar
Bater os ovos e o açúcar primeiro, depois acrescentar a araruta.

Bombocado

2 copos de leite
3 copos de açúcar
1 copo de farinha de trigo
4 ovos
1 coco
1 queijo ralado
1 colher de fermento
Colocar tudo no liqüidificador e depois misturar a farinha e o açúcar vá batendo devagar, por último o pó royal.

Bolo prestígio

3 ovos (grande)
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bater as gemas com o açúcar até formar bolhas. Acrescentar o leite, a seguir o chocolate e a farinha. Bater bem. Misturar à massa e o fermento, por último as claras em neve. Levar para assar em forma untada.
Recheio
½ lata de leite condensado
6 colheres açúcar (cheia)
1 ½ copo de leite
1 pacote (100 g) de flococo ou sococo
Levar ao fogo para ferver (cuidado que entorna) se quiser um creme mais espesso deixar ferver mais, quando levantar fervura desligar o fogo. Rechear o bolo.
Cobertura
½ metade leite condensado
3 colheres de chocolate em pó
3 colheres de margarina sem sal
Bater os ingredientes (não vão ao fogo) até formar um creme homogêneo. Cobrir o bolo, salpicando depois chocolate granulado.

Bolo Pão-de-ló

3 xícaras de farinha
2 xícaras de leite morno
3 xícaras de açúcar
6 claras em neve
1 colher (de sobremesa) de pó royal
Bata as claras e o açúcar, até ficarem bem duras, vá pondo as gemas 1 a 1, desligue a batedeira, colocar farinha peneirada com o fermento, depois colocar o leite morno.

Bolo Inglês

3 ovos
1 copo de leite morno
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha
2 colheres de margarina
1 pitada de sal
1 colher de sopa de pó royal
Bata as claras com uma pitada de sal) e reserve, bata as gemas com açúcar e a margarina, acrescente o leite e bata mais um pouco. Coloque a farinha e bata mais um pouco, põe o pó royal na massa e desligue a batedeira; coloque as claras, misture. Despeje em forma untada e enfarinhada, leve assar.

Bolo gelado

4 ovos (claras em neve); 2 xícaras de açúcar; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (sopa) pó royal
1 xícara de leite ou água morna;
Recheio
1 litro de leite; 1 lata de leite condensado; 4 colheres (sopa) maizena; 1 lata de creme de leite; 1 pacote de sococo; 3 gemas.
Colocar todos os ingredientes na panela, menos o creme de leite e bater em uma batedeira ou liqüidificador, depois de frio, junto com o creme de leite. Para molhar o bolo, 1 vidro pequeno de leite de coco, 1 vidro e meio de leite de vaca.
O bolo de pois de pronto deverá ser esfarelado e molhado, cubra com recheio. Intercalar as camadas uma de bolo, uma de recheio, a última deverá ser de recheio. Para molhar o bolo, bater no liqüidificador, l lata de pêssego com a calda e 1 litro de leite, se quiser pode acrescentar açúcar.

Bolo formigueiro

3 ovos (claras em neve)
2 colheres de margarina
2 copos de açúcar
Bater muito bem e acrescentar, sempre batendo 1 copo de leite, 2 copos de farinha, 1 colher de pó royal, bater bem e acrescentar as claras em neve, 1 pacote de coco ralado e ½ pacote de chocolate granulado. Levar para assar.
Cobertura
1 ovo inteiro, bater e acrescentar 2 colheres rasas de margarina, 2 colheres rasas de chocolate, 1 xícara de açúcar; colocar por cima do bolo ainda quente, salpicar granulado.

Bolo fofo

3 copos de farinha de trigo
3 copos de açúcar
1 copo de leite quente
1 colher de pó royal
6 ovos
Bater as claras em neve, pôr as gemas, bater pouco a pouco, colocar o leite e por último a farinha e o fermento.

Bolo de milho

Cortar 4 a 5 espigas de milho verde
2 copos de leite
2 xícaras de açúcar
2 colheres margarina
3 ovos
1 pitada de sal
2 colheres de farinha de trigo
Bater tudo no liqüidificador

Bolo de maracujá (Vanessa)

3 ovos (claras em neve)
2 xícaras (chá) de açúcar
¾ xícara (chá) de maionese
1 ½ xícaras (chá) de suco de maracujá*
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata as gemas com o açúcar e a maionese. Acrescente a farinha de trigo e o suco de maracujá. Misture o fermento em pó e as claras em neve. Leve para assar em forno já pré-aquecido, em forma de buraco no meio, untada.
Cobertura
Faça uma calda com a polpa de 2 maracujás e 3 colheres (sopa) de açúcar. Deixe esfriar. Retire o bolo do forno e despeje a calda sobre o mesmo.
• Para obter o suco, bata no liqüidificador a polpa de 2 maracujás com um pouco de água e depois peneire para tirar as sementes moídas.

Bolo de maracujá

5 ovos (separados)
2 xícaras (chá) de açúcar
1 ½ xícaras (chá) de suco de maracujá*
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata o açúcar com as gemas, junte a margarina e continue batendo até formar um creme, adicionando alternadamente a farinha de trigo, a clara, o fermento e o suco de maracujá. Leve para assar em forno pré-aquecido. Faça uma calda quente de maracujá com açúcar e coloque sobre o bolo ainda quente.

Bolo de mandioca

1 kg de mandioca ralada
¼ xícara + 1 colher (sopa) de margarina
3 ovos batidos
1 xícara de leite de coco
1 colher (chá) sal
açúcar a gosto
canela com açúcar
Ralar a mandioca no ralo fino, junte a margarina, os ovos, o leite de coco e o sal, o açúcar. Unte uma forma untada asse em forno quente por 60 minutos. Deixe esfriar um pouco, retire da forma e salpique canela com açúcar.

Bolo de iogurte

1 cx bolo laranja sol
1 cx gelatina sabor limão
1 copo iogurte natural
4 ovos
1 copo de óleo não muito cheio (1/2)
Bater os ingredientes na batedeira
Cobertura
1 lata de leite condensado
1 limão
Bater no liqüidificador e colocar em cima do bolo quente

Bolo de fubá

1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) banha ou margarina
1 ½ xícara (sopa) pó royal
½ xícara (chá) de sal
2 ovos
canela em pó a gosto
Esquentar o forno
Peneirar os ingredientes secos. Misturar em outra vasilha os ingredientes líquidos, ovos ligeiramente batidos, leite e gordura derretida. Acrescentar aos poucos os ingredientes líquidos aos secos, misturando bem até a massa ficar homogênea. Despejar em forma untada. Assar em forno quente. Passar canela com o açúcar refinado sobre o bolo ainda quente. Desenformar depois de frio.

Bolo de coco

3 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de leite morno
3 xícaras de farinha
1 xícara de margarina
1 pacote de coco ralado
1 colher de sopa de pó royal
Bata as claras com uma pitada de sal) e reserve, bata as gemas com açúcar e a margarina, acrescente o leite e bata mais um pouco. Coloque a farinha e bata mais um pouco, acrescente o coco e bata mais um pouco, põe o pó royal na massa e desligue a batedeira; coloque as claras, misture. Despeje em forma untada e enfarinhada, leve assar.

Bolo de chocolate

6 ovos inteiros
6 colheres de açúcar
6 colheres de chocolate em pó
1 colher rasa de fermento royal
4 colheres de margarina
100 g de coco ralado
Bata todos os ingredientes no liqüidificador. Despeje a massa numa forma untada e leve ao forno moderado; depois de fio espalhe cobertura de chocolate.

ou

Bolo de chocolate II
3 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate
3 ovos
Coar a farinha, o açúcar. Misturar o chocolate com duas xícaras de água morna; um copo de óleo, 1 colher de pó royal..

Bolo arno

1 xícara (chá) margarina
2 xícaras (chá) açúcar
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de maisena
1 xícara de leite
3 colheres (chá) pó royal
Bata a margarina, o açúcar até a massa ficar branca. Junte as gemas sem parar de bater, acrescente a maisena e a farinha de trigo peneiradas e o leite. Bata mais um pouco. Misture o fermento e as claras em neve. Assar em forno previamente aquecido.
Recheio
1 lata de leite condensado
1 lata de pêssegos
4 gemas
Bater no liqüidificador, acrescetar as gemas e leve para engrossar.

Bolo de cenoura

2 cenouras médias cortadas em rodelas finas (200 g)
4 ovos
½ xícara (chá) de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
Bata os três primeiros ingredientes na velocidade máxima, e acrescente os outros ingredientes ao poucos sempre batendo.

Bolacha de nata

1 copo de nata ( 1 pote de nargarina)
2 xícaras (chá) de açúcar
1 kg de maisena
2 colheres (sopa) fermento royal
1 pitada de sal
4 ovos inteiros
1 pacote de sococo
Farinha de trigo o suficiente para não enrolar a bolachinha (não grudar na mão)
Bater a nata com o açúcar, a maisena, ovos, margarina e o sal. Depois de bem batido acrescenta-se o coco, a farinha e o pó royal. Faz-se a bolachinha, põe-se numa assadeira e levar ao forno para assar.

Bolacha Olga

4 ovos
1 copo de nata
2 xícaras de açúcar
1 copo de farinha de trigo
1 copo de farinha de trigo
2 colheres sal amoníaco
Bater no liqüidificador: ovos, nata e o açúcar
Colocar numa bacia e sobre esta mistura acrescentar a farinha. Fazer os biscoitos tipo nhoc, colocar o açúcar cristal num prato e passar os biscoitos dando uma batidinha de leve. Assar em forno quente.

Bolacha Dinha

1 litro de leite
1 kg de açúcar
2 conchas de óleo
100 g sal amoníaco
1 pitada de sal
farinha de trigo até dar ponto

Bolacha de nata com fubá

500 g de nata ou margarina
500 g de aúcar
500 g de fubá
3 ovos
1 colher (sopa) pó royal
Polvilho doce até dar ponto, assar em forno quente.
Bolacha de nata com fubá
500 g de nata ou margarina
500 g de açúcar
500 g de fubá
3 ovos
1 colher (sopa) pó royal
Polvilho doce até dar ponto, assar em forno quente.

Bolacha da Erika

6 ovos inteiros
500 gramas de margarina
6 xícaras de açúcar
500 gramas maisena
1 kg farinha de trigo (+-)
1 colher de sopa de pó royal
1 colher (sopa) sal amoníaco
1 colher de sobremesa baunilha
1 colher de café de canela
Bata a margarina, acrescente açúcar e os ovos aos poucos, bem como a baunilha e pó de canela, a seguir a farinha e maisena. Misture o pó royal na maisena e o sal amoníaco. Junte na massa quando ela ainda estiver mole, acrescente o restante da farinha e vá amassando a massa com as mãos até que de para passa na máquina.
Untar as formas com margarina, disponha as bolachas na forma e asse-as até adquirir a cor dourada.

Biscoito seco

1 kg de farinha de trigo
2 ovos
2 xícaras de açúcar
1 colher de margarina (cheia)
1 colher (café) de pinga
1 colher de fermento em pó
água para dar ponto de esticar a massa

Biscoito macio

1 ovo inteiro
1 xícara açúcar
1 xícara de leite morno
5 xícaras de farinha
5 colheres de fermento em pó royal
1 pitada de sal

Biscoito fofo e pão de queijo

6 ½ xícaras (chá) polvilho azedo
2 xícaras (chá) água
3 xícaras (chá) leite
1 xícara (chá) farinha de milho
2 colheres (chá) gordura ou óleo bem quente
1 colher (sopa) sal
3 ovos
Colocar a farinha de milho em uma vasilha, colocar o polvilho e sovar bem com uma xícara de água contendo o sal desmanchando os carocinhos. Na mesma vasilha dividir ao meio o polvilho e escaldar com a gordura bem quente metade desse polvilho. Em seguida, misturar as duas partes e sovar bem. Acrescentar à massa a farinha de milho, o leite, restante da água e do leite, os ovos e continuar amassando. Untar a mão para enrolar os biscoitos, pois a massa fica um pouco mole. Colocar em tabuleiro untado e assar em forno quente. Com esta massa pode fazer pão de queijo acrescentando 3 xícaras (chá) queijo ralado, enrolar formando bolinhos.

Torta de sonho de valsa

1a camada
1 lata de leite condensado
l litro de leite
3 gemas
2 colheres de sopa de maisena
Leve ao fogo até engrossar e deixe esfriar
2a camada
200 g de passas sem caroço deixadas de molho no rum pôr em cima do creme
3a camada
10 bombons sonho de valsa quebrados em tamanhos irregulares pôr em cima das passas
4a camada
1 copo de nescau
1 copo de água
1 colher de maisena
Leve ao fogo para engrossar pôr em cima do bombom
5a camada
3 claras em neve, batidas com 5 colheres de (sopa). Misture 1 lata de creme de leite no suspiro e coloque em cima de tudo.
Outra opção para a 4a camada
1 copo de leite, 2 colheres de nescau, 2 colheres de açúcar, 1 colher de maisena

Torta de ricota rápida

1 pacote de ricota
1 lata de leite condensado
a mesma medida da lata de leite condensado de leite
3 ovos inteiros
Bata todos os ingredientes no liqüidificador , colocar em forma untada e levar para assar.

Torta de maçã

Massa
10 colheres (sopa) farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 gemas
1 tablete de margarina (100g)
3 colheres (sopa) de leite
Creme
1 lata de leite moça
l litro de leite
3 gemas
2 colheres maisena
1 colher (café) baunilha
Bater e levar ao fogo até engrossar, fazer o creme, esperar um pouco e juntar o creme de leite sem soro. Bater bem, colocar em cima da massa; cortar as maças em fatias e arrumar em cima do creme.

Torta de banana

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar (mal cheia)
1 colher pó royal (sopa)
Misture tudo. Cortar as bananas, juntar um pouquinho de caldo de limão, pôr numa calda de caramelo até amolecer as bananas .
Creme
½ litro de leite
2 colheres rasa de maisena e açúcar
Forrar a forma untada com a farofa. Colocar o creme e depois as bananas e por último em suspiro de 4 claras em neve com 4 colheres de açúcar. Assar em forno – 40 min.

ou

Torta de banana
1 copo de leite; 3 xícaras de farinha; 2 xícaras de açúcar; 3 ovos; 100 g margarina; 1 colher (sopa) fermento
Caramelizar a forma, colocar bananas cortadas ao meio e colocar a massa.

Torta de amendoim

Creme
1 lata de leite condensado
l litro de leite de vaca mais 1 copo grande
2 colheres de nescau
2 gemas
3 colheras de maisena
Bolachas doces
Misture o leite condensado com o leite de vaca e a maisena, dessa mistura tira um copo de leite grande acrescente as gemas no restante e leve ao fogo para engrossar. Misture no copo de leite que foi tirado o nescau e leve para engrossar.
Suspiro
2 claras
6 colheres de açúcar refinado
1 lata de creme de leite sem soro
Bata as claras em neve um pouco, acrescente o açúcar e bata até virar um suspiro bem firme, depois misture o creme de leite levemente.
Montagem
1a camada - creme branco
2a camada - bolachas
3a camada - creme de chocolate
4a camada – bolachas
5a camada – creme branco
6a camada – amendoim
7a camada – suspiro
8a camada – amendoim
Obs.: O amendoim deve ser torrado e moído. O amendoim pode ser substituído por sonho de valsa picado.

Sorvete - parece kibon

3 ovos inteiros
2 copos de leite morno
250 g banha vegetal
11/2 copo de açúcar
2 colheres chocolate em pó
Bater todos os ingredientes no liqüidificador

Sorvete de laranja

1 lata de leite condensado
a mesma medida de suco de laranja
1 colher (chá) raspa de laranja
Bater no liqüidificador todos os ingredientes. Colocar na gaveta de gelo e levar ao congelador por três horas.

Sorvete Ilda

1 litro leite
2 xícaras de açúcar 2 colheres (sopa) rasa maisena
+ meio litro de água
1 xícara açúcar
1 colher rasa de maisena
Cozinhar e esfriar
Bater no liqüidificador
1 litro da mistura com uma colher de (café) liga neutra
Bater bem e congelar
Quebrar em pedaços e colocar metade na batedeira com o sabor desejado, após bem batido colocar emusificante

Sorvete de creme

¾ de litro de leite; 2 ovos; 9 colheres (sopa) açúcar; 1 colher (chá) baunilha.
Bata as gemas com a metade do açúcar, adicione o leite aos poucos e leve ao fogo mexendo até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata as claras em neve, adicione o açúcar restante misturando bem. Em seguida acrescente aos poucos o creme que já deve estar frio e ponha a essência. Misture bem, coloque as formas no congelador. Sabor chocolate: acrescente 5 colheres de chocolate em pó

Pudim Maria

5 ovos; 3 copos de leite; 1 xícara e ¼ de açúcar; 3 colheres de farinha de trigo; 1 xícara de (café) de coco

Pudim industrial

5 ovos; 2 ½ copos e meio de leite; 2 copos de açúcar; 4 colheres de trigo; 1 pirex de coco; 1 pirex de queijo

Pudim Helena

6 ovos
3 copos de leite
15 colheres de açúcar
1 pires de queijo ralado
1 colher de farinha bem cheia
Bater tudo no liqüidificador.
Caramelize a forma e cozinhe em banho-maria.

Pudim gelado com maria mole

1 lata leite condensado
1 lata creme de leite
1 vidro de leite de coco
2 caixas de maria mole
Bater tudo no liqüidificador, untar a forma com margarina, colocar o pudim por 4 horas no congelador.

Pudim gelado

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de leite
1 maria mole dissolvida na água quente (+- 1 xícara chá)
Bater no liqüidificador, passar calda na forma de pudim, colocar o pudim batido e pôr no congelador, depois virar no prato e voltar à geladeira.

Pudim de pão

4 ovos
8 colheres de açúcar
2 pães
½ litro de leite quente
coco ralado a vontade
Tire a casca do pão e coloque para amolecer no leite quente. Bata no liqüidificador os ovos com o açúcar e o coco, depois junte o leite e o pão e torne a bater. Coloque em forma caramelizada e leve ao fogo para cozinhar em banho-maria.

Pudim de mandioca

2 xícaras de mandioca ralada
1 xícara de queijo ralado
2 xícaras de açúcar
3 ovos levemente mexidos
1 colher de pó royal
Misture tudo muito bem. Leve ao forno em forma untada com margarina e farinha.

Pudim comum - Teresa

4 ovos
16 colheres de açúcar
8 colheres de trigo
11/2 xícara de leite
1 pirex de queijo ralado
1 pitada de sal

Pudim comum

4 ovos
2 colheres (sopa) maisena
1 copo de leite
1 copo de suco de laranja
3 colheres de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar

Pudim baiano

1 lata de leite condensado
2 medidas de leite
1 vidro de leite coco
1 xícara de açúcar
5 ovos inteiro
2 xícaras de açúcar dissolvida sem mexer
com colher unte toda a forma. Bata todos os ingredientes e coloque na forma. Em uma forma quadrada, coloque água fervente e coloque a forma com o pudim coberta com o alumínio e coloque no forno para assar.
Obs. Economiza tempo e gás

Pipoca doce

1 xícara (café) de pipoca, passe margarina
1 xícara (café) açúcar
3 colheres água
tampar com um prato

Pé-de-moleque

Pé-de-moleque
1 lata de leite condensado
½ kg de amendoim cru
4 xícaras de açúcar não cheia
Colocar o amendoim dentro da panela, deixar o açúcar e o amendoim derreter (ploc...) jogar o leite condensado quando subir, desligar o fogo e bater por 7 minutos.

ou

Pé-de-moleque
700 g de rapadura ou 700 g de açúcar
1 xícara (chá) de leite
300 g de amendoim torrado
100 g de gengibre
farinha de mandioca para polvilhar

Pavê sonho de valsa

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 lata de creme de leite
4 gemas
1 colher de maisena ou farinha de trigo (dissolvida na água fria)
100 gr de chocolate meio amargo (picado fino)
10 bombons sonho de valsa (picado em 4)
Cozinhe o leite condensado, o leite de “vaca” o creme de leite, as gemas e a maisena. Quando já estiver bem consistente retire do fogo e divida este creme em duas partes. Em uma das partes coloque o chocolate amargo picado , misturando bem. Na forma coloque primeiro a parte do creme que Está com o chocolate, em seguida coloque os bombons picados e por último cubra com o creme branco. Decore com chocolate picado e deixe gelar bem.

Pavê de morango

1a camada
bolachas champagne
2a camada
1 lata de leite condensado; 1 lata de leite de vaca; 4 gemas. Misturar bem e colocar no fogo até engrossar um pouco.
3a camada
moranguinhos
4a camada
bolachas champagne
5a camada
Engrossar o caldo dos morangos com um pouco de maisena e colocar sobre as bolachas ainda quente
6a camada
1 lata de creme de leite (ou nata)
4 claras , 8 colheres de açúcar. Bata as claras em neve com o açúcar e adiciona-se o creme de leite ou nata em cima da 5a camada.

Pavê de amendoim

1 pacote de bolachas (biscoito de leite ou maisena); 1 gema; 1 colher (sopa) bem cheia de margarina; 2 xícaras (chá) açúcar; 1 ½ xícara (chá) amendoim torrado (levemente cascado e moído; l litro de leite para umedecer as bolachas.
Creme
Misturar bem o açúcar com a margarina, acrescentar as gemas, o creme de leite, misturar bem e reservar. Em uma forma colocar uma camada de bolacha bem umedecida com leite, depois uma camada de creme, alternar, a última deverá ser de creme. Servir gelado.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Pavê tradicional

1a camada
1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite natural, 4 gemas
Leva-se ao fogo, faz-se um creme e despeja-se num pirex.
2a camada
Coloca-se uma camada de bolacha champagnhe por cima do creme ainda quente
3a camada
1 copo de leite
½ xícara de chocolate em pó
1 colher de margarina
Leva-se ao fogo e faz-se um creme (engrosse o creme com uma colher de maisena)
4a camada
4 claras
8 colheres de açúcar
nata (mesma medida de uma lata de leite condensado)
Bate-se as claras em neve com o açúcar e adiciona-se a nata. Coloca-se em cima da 3a camada e leva-se ao congelador.

Paulistinha

1 coco ralado
1 colher (sopa) margarina
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) açúcar
Bater ligeiramente os ovos, acrescente os outros ingredientes, asse em forminha untada. (forno regular)

Musse de uva - Daniela

1 garrafa 500 ml de suco de uva
8 colheres açúcar
4 claras
1 caixa de creme de leite
1 xícara uva passa
l colher sobremesa de maisena
4 colheres açúcar
1 pacote de gelatina sem sabor
Separar um copo para calda; o restante ferver com a gelatina sem sabor. Bater as quatro claras em neve com as oito colheres açúcar e misturar a gelatina com suco; colocar creme de leite. Gelar duas horas, desenformar, o copo do suco de uva, a colher de maisena e quatro colheres de açúcar, deixar engrossar e misturar uma xícara de uma uva passas

Musse de maracujá - Leila

Musse de maracujá - Leila
1 lata de leite condensado
A mesma medida de suco de maracujá (medida lata)
1 lata de creme de leite
1 medida da lata acima de leite
1 gelatina sem sabor ou sabor maracujá
1 xícara de água de café
Dissolver a gelatina em uma xícara (café) de água fria e amornar. Misturar os ingredientes no liqüidificador, colocar em um refratário e colocar na geladeira.

Musse de maracujá - Iraci

1 lata de leite condensado
A mesma medida de suco de maracujá (medida lata)
1 lata de creme de leite
Uma gelatina sem sabor ou sabor maracujá (dissolva 250 ml água quente) esfriando um pouco coloque a metade do suco da medida acima. Coloque no liqüidificador o leite condensado e a outra do suco. Bata bem, depois acrescente a gelatina já preparada. Bata bastante e por último o creme de leite, bata novamente. Coloque num refratário e leve à geladeira.

Musse de maracujá - Dalila

1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
suco de maracujá (medida lata)

Musse de manga - Dalila

4 mangas
bater no liqüidificador
1 lata de leite condensado
l lata de creme de leite
Bater tudo novamente

Mousse de chocolate

6 ovos
6 colheres (sopa) açúcar
125 g margarina
3 colheres (sopa) chocolate em pó
3 colheres (sopa) licor de cacau
Faça uma gemada bem batida com as gemas e o açúcar. Ponha o chocolate e a margarina numa panela e leve ao fogo em banho-maria, até derreter e ficar espesso. Tire do fogo e junte o licor de cacau. Misture a gemada. Mexa bem e misture as claras batidas em neve bem firme. Misture bem e leve à geladeira em taças.

Mashmelow

6 claras
3 xícaras (chá) açúcar refinado
1 xícara (chá) água
sabor variado
Bater as claras em neve, juntar o açúcar e a água numa panela, levar ao fogo até dar ponto de fio. (bem duro)

Glacê walita

150 g de margarina
1 clara
6 colheres de glaçúcar
algumas gotas de baunilha
Bater tudo junto. Se quiser glacê chocolate, acrescentar 2 colheres de chocolate; se quiser glacê rosa, colocar ½ cálice de groselha.

Glacê de bolo com gelatina

6 folhas de gelatina
1 pacote de glaçúcar
1 copo de água
Colocar água para ferver, quebrar as folhas de gelatina, isto quando a água estiver fervida e fora do fogo. Coloca o glaçúcar bater na batedeira até ficar firme.

Glacê de chantylin II

250 g de creme de leite fresco
2 colheres de açúcar
algumas gotas de baunilha
Bata o creme de leite até começar engrossar, junte o açúcar e a baunilha e bata mais um pouco, leve à geladeira. Para aumentar pode acrescentar 2 claras em neve, porém usar no mesmo dia.

Glacê de chantylin I

1 lata de leite condensado
250 g de margarina sem sal
Bata a margarina e vá juntando aos poucos o leite até que fique tudo perfeitamente ligado. Colocar na geladeira.

Gelatina especial – Regina

2 copos de açúcar
1 litro de leite
100 g coco ralado
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
½ xícara água fervendo
2 pacotes de gelatina branca ou 12 folhas
Bater tudo no liqüidificador e amolecer a gelatina na água fervendo e misturar ao resto, colocar no pirex e levar à geladeira.
Obs.: Colocar no liqüidificador só meio litro de leite e o restante misturar depois, comprar gelatina em pacotes não em caixa

Gelatina diferente

1 pacote de gelatina
1 lata de leite condensado
2 ½ xícaras de leite
2 colheres (sopa) maisena
3 ovos inteiros
Coloque em uma panela 2 xícaras de leite, as gemas batidas, a lata de leite condensado. Misture bem. Dissolva a maisena e junte. Leve ao fogo até engrossar, açúcar a gosto. Coloque num pirex. Deixe esfriar. Bater as claras em neve, junte à gelatina, misture bem e coloque sobre o creme.

Gelado tropical

200 g biscoito champagne
½ xícara (chá) rum
1 abacaxi
1 pacote de coco ralado (100g)
2 xícaras (chá) açúcar
canela em pó
1 lata de creme de leite
1 vidro de leite de coco (200ml)]
2 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
Forre o fundo de uma forma refratária com os biscoitos embebidos no rum. Pique o abacaxi, junte o sococo, (reservando 3 colheres para enfeitar), o açúcar, a canela, e leve ao fogo para apurar. Coloque esta mistura sobre os biscoitos. Bata no liqüidificador o creme, o leite de coco, as gemas, o açúcar, a farinha e o leite. Em seguida leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Coloque sobre o doce de abacaxi e polvilhe com as colheres de sococo reservadas. Leve à geladeira.

Gelado de morango

1 lata de creme de leite
1 lata de leite moça
2 medidas da lata de leite moça de leite comum
2 colheres de maisena
3 gemas
Fazer um mingau, depois bater para tirar o gosto das gemas, deixe esfriar um pouco. Misture o creme de leite. Corte os morangos ao meio e coloque na forma refratária, jogue o mingau por cima.
Fazer um brigadeiro mole: uma lata de leite condensado, 2 colheres de nescau, 2 colheres de margarina, 2 colheres de leite; fazer este creme no fogo. Jogar em cima do creme de maisena. Levar para gelar. Pode substituir os morangos por pêssego.

Doce de leite

1 litro de açúcar
½ litro de leite
1 coco 100g
Coloque o leite e o açúcar e deixe ferve depois de alguns minutos (estiver pipocando). Coloque o coco. Cortar.

Doce de coco

100 g de coco ralado.
6 gemas
1 xícara de açúcar
½ colher de margarina
½ xícara de leite
Colocar numa panela, levar ao fogo até ferver e desprender do fundo da panela.

Doce de chuchu

1 kg de chuchu pesar ralado, medir a quantidade de massa ralada, colocar açúcar na proporção da metade da massa de chuchu. Mexer até desprender da panela.

Doce de casca de banana

Cascas de 12 bananas. Retirar as pontas e imperfeições. Cortar em tamanhos maiores, colocar numa panela, cobrir com água, suco de um limão e ferver por 20 minutos. Jogar fora a água, cortar as cascas bem fininha. Acrescentar 3 xícaras de açúcar, 3 bananas amassadas e suco de limão, levar ao fogo deixar apurar até desprender da panela.

Danete 3

1 litro de leite fervido e frio
2 xícaras (chá) açúcar
1 xícara (chá) de chocolate
1 pacote gelatina sem sabor (branca)
1 xícara (chá) água fria para dissolver, levar ao fogo para acabar de desmanchar. Bater no liqüidificador e levar à geladeira de um dia para o outro

Danete 2

1 litro de leite
1 lata de leite moça
½ xícara maisena
½ xícara de chocolate em pó
Leve ao fogo para engrossar. Deixe esfriar, coloque uma lata de creme de leite sem soro e bata na batedeira

Creme queimado de coco

1 lata de leite condensado
3 medidas de leite de vaca
4 gemas
2 colheres de maisena.
Faça um creme com todos estes ingredientes e reserve. (para tirar o gosto das gemas antes de fazer o creme bater na batedeira um pouco.)
Faça um merengue com 4 claras e quatro colheres de açúcar
Calda: 1 xícara de água, 2 xícara de açúcar para. Deixe ferver a água com o açúcar, até virar em ponto de calda fina. Jogue nas claras e continue a bater até virar mashemelow.
Farofa com duas colheres de açúcar, 2 de manteiga e um pacote de coco queimado.

Creme para rechear bolo

1 litro de leite
5 gemas
3 colheres de farinha de trigo
5 colheres de açúcar
1 pitada de sal
Se quiser acrescente uma lata de leite condensado e uma colher a mais de farinha de trigo, pois o leite condensado amolece. (essência a gosto)

Creme de verão

1 lata de leite condensado
1 gema
l litro de leite de vaca
1 xícara de maisena
Juntar tudo, misturar bem, levar ao fogo mexendo sem parar, colocar numa travessa e deixar esfriar. Preparar a gelatina com 2 xícaras de água fervente e colocar em cima do creme, bater as claras em neve, deixar gelar 2 a 3 horas.

Cocada Rosa

½ kg de açúcar
100 g de coco
4 gemas
1 vidro de leite de coco
essência de baunilha
Misture todos os ingredientes, exceto a baunilha. Leve ao forno 12 ou 13 min, acrescentar a essência à massa. Disponha a cocada em colheradas sobre uma bandeja de alumínio.

Cocada 1

1 prato de coco
1 prato de açúcar
1 colher de manteiga
11/2 colher de água
Faça a calda em ponto de fio e desligue, despeje o coco, a manteiga, tire com uma colher ou vire numa forma untada e corte.

Bombom rápido

Numa tigela, junte uma lata de leite condensado, 15 colheres de nescau. Amase tudo muito bem e faça bolas passando no chocolate derretido em banho-maria.

Bombom Prestígio

Coco em fruta (3 xícaras)
Açúcar cristal (6 xícaras)
Misturar os ingredientes em uma tigela. Cobrir com um guardanapo úmido, no outro dia amassar e fazer com a mão bolinhas, descansá-las. Dê-lhes um banho de chocolate, deixar secar e servir em formas de docinho.

Bombom

1 lata de leite condensado
1 colher de farinha de trigo
1 copo de leite de vaca
½ colher de margarina
Levar ao fogo para derreter aos poucos, acrescentar o licor. Fazer os bombons com o recheio de uma uva passa. Passar no chocolate derretido depois do bombom.

Beijo de mulata

7 colheres de açúcar
3 ovos
2 colheres margarina
1 colher pó royal
1 colher de pinga
Farinha de trigo até dar ponto de enrolar
Calda
2 xícaras de açúcar
1 xícara e meia de leite
1 xícara de chocolate
Misture tudo e leve ao fogo, deixe ferver e depois passe os bolinhos na calda e no coco ralado.

Beijinho de leite de vaca

1 copo de leite
1 prato açúcar
Faça uma calda bem grossa, despeje o coco até dar ponto.

Banho de chocolate

Derreta o chocolate em banho-maria e vai passando frutas ou doces. Coloque para esfriar em papel alumínio.

Arroz doce - Leila

Cozinhar 5 colheres de arroz com 1 ½ litro de leite, assim que o arroz ficar mole, bater 4 gemas com 8 colheres de açúcar e continuar mexendo, acrescentar 1 colher de maisena dissolvida em ½ copo de leite, bater bem e misturar no arroz, mexer até engrossar e virar um creme, desligar o fogo.
Bater 4 claras em neve com 8 colheres de açúcar; colocar sobre o creme e mexer bem até misturar de baixo para cima. Colocar numa tigela e polvilhar com canela. Servir gelado

Amendoim solto II

4 xícaras de amendoim
3 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1 colher (sopa) pó royal
1 colher (sopa) de nescau
Coloque tudo numa panela, leve ao fogo mexendo sempre até secar, ficando os amendoim separados.

Amendoim solto I

3 xícaras (chá) de açúcar

3 xícaras (chá) de amendoim

1 xícara (chá) de água

1 colher de (café) de pó royal

Coloque tudo de uma só vez na panela e deixe ferver; quando açucarar abaixe o fogo e deixe caramelizar. (Não pode mexer, depois de observar que todo o açúcar caramelizado retire do fogo em uma assadeira).

Sabão caseiro 4

4 kg de óleo
8 litros de água
1 kg de soda
1 vidro de detergente pequeno
250g de fubá
1 caixa de omo pequena
Este sabão é feito frio. Se substituir o sebo pelo óleo tem que ser derretido. Bater 40 min.

Amaciante - Confort

Dissolve 1 sabonete de 130 g em l litro de água fervendo.
Acrescentar 4 litros de água, 2 vidros de glicerina e 1 vidro de leite de colônia (médio)
Quando começar a ferver, deixar 30 min no fogo, descansar 1 h, se após isso, ficar muito grosso acrescente 1 litro de água e mexer bem.

Amaciante 2

4 litros de água
½ sabonete grande
1 litro de água de rosa
2 colheres de glicerina
Rale o sabonete num ralador grosso, depois de ralado o sabonete, coloque 1 litro de água (deve deixar o sabonete com água tampado durante o dia inteiro), se você estiver fazendo pouca quantidade bata no liqüidificador a água com o sabonete. Ao misturar ao água com o sabonete, acrescente o vidro de água de rosas e a glicerina. Depois de tudo misturado, coloque os 3 litros de ‘gua que sobraram, pois você usou 1 apenas para misturar. Está pronto o amaciante.

Gel para o cabelo

½ pacote (12g) gelatina sem sabor
2 colheres e meia (sopa) de água
Leve ao fogo
Misture e deixe descansar por 5 min; após, acrescente 250 ml de água; leve ao fogo. Pronto.

Desodoriza o forno:

Desodoriza o forno:
vasilha com água, colocar rodelas de limão, vasilha funda, pois a água vai ferver

Desitratar

Desitratar salsinha ou flores
Só as folhas, lava espalha no prato, cobre com papel ou deixa descoberto.

COMO CONSERVAR BANANAS POR MAIS TEMPO

Testado e aprovado...

Quando comprar bananas, chegue em casa e corte todas da penca, da forma que foi cortada nas fotos.

Com tesoura ou faca, para evitar 2 problemas:

01 - mosquito;

02 - e conservar por mais tempo sem deteriorar a ponta.

Normalmente a banana madura se separa da penca até mesmo pelo peso.

Quando isto acontece, ela começa a melar aparecendo aqueles mosquitos de fruteira, além de oxidar e estragar mais rápido.

No dia seguinte ao corte, a banana já esta com a ponta seca e fechada, conservando-se íntegra por uma semana.

A última foto mostra a banana madura com 1 semana, bem preservada e com a ponta parecendo um umbigo seco.

Eu recomendo, vale a pena e não atrapalha em nada o amadurecimento.

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" - Cora Coralina

email recebido de marlatinos em 26/11/09

A verdade sobre o Activia

Para leitura e conhecimento... na prática não precisamos de coisa nenhuma da Danone e

de outras do gênero. Leiam isto:

Afinal, o que é Activia?

O que são os bacilos DanRegularis?

"Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva

encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos."

Qual seria então a fonte para se obter o famoso DanRegularis?

NÃO, você não está enganado. São as FEZES HUMANAS., SIM, SIM E SIM!

Mas o absurdo não para aí.

"Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como

uma técnica de marketing,renomeando estas subespécies com rótulos

pseudo-científicos."

A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010,

e comercializa o organismo nomeando-o de:

Bifidus Digestum (Reino Unido),

Bifidus Regularis (EUA e México),

Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá),

DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis

(Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda,

Romênia, Rússia e Espanha).

Cientificamente, o nome correto desta cepa é Bifidobacterium animalis

subsp. animalis, strain DN-173.010.

O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o

simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence

a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar

em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal.

Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema

digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente

funcionar pela introdução de um material irritante/estimulante? Isso não

seria viciar o organismo? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos

pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais?

Alimento probiótico, eles dizem... Até quando vamos ser ingênuos (ou

seria mais correto otários) de acreditar cegamente em propagandas e

em campanhas de marketing??

A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo

comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas

somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome

da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado.

Mas, sinceramente, prefira as verduras ao "LEITE DE COCÔ DOCE"!!!

EM OUTRAS PALAVRAS, A TAL DE BEBIDA LÁCTEA TEM MERDA MESMO!!!!!!

Marília C. Duarte

(Nutricionista)

São Paulo - SP

email recebido de Gláucia Henriques em 03/l1/09

Gengibre – dispensa o sal

Para os hipertensos, que precisam evitar alimentos com excesso de sal, uma dica: por Ter sabor picante, o gengibre disfarça muito bem a ausência do sal de cozinha. As carnes, por exemplo, temperadas com gengibre ralado ficam muito saborosas

MAÇÃ

Uma das frutas mais populares do sul e sudeste do país. Boa fonte de vitamina “C” e do complexo “B”. Ela é importante para fortalecer a imunidade do organismo, acelerar a cicatrização de feridas, melhorar a circulação sangüínea, proteger o Sistema Nervoso Periférico. E, se consumida com casca, é excelente fonte de fibras. As contidas na polpa são solúveis e indicadas como coadjuvantes no tratamento da diarréia.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Etiqueta à mesa japonesa

Quem nunca passou por algum apuro em restaurante japonês que atire a
primeira pedra! Por exemplo: o oshibori, aquela toalhinha que vem fumegante
no inverno e geladinha no verão, a gente pode passar no rosto? Morro de
vontade!!!

E a decoração do prato com pássaros de nabo e flores de cenoura,
posso comer ou o sushiman pode ter um piripaque? Reuni alguns tópicos
abaixo, sem a pretensão de dar aula de etiqueta. Mas na dúvida, já sabe: use
o bom senso, sempre a melhor saída.

- Na chegada: você chega e lá do fundo gritam, "Irashaimassêeeee!!!". Não
precisa ficar desconcertado tentando responder ou repetir a frase. São as
boas-vindas, basta acenar com a cabeça e se acomodar.

- O oshibori (a toalhinha)
É para limpar as mãos e se reconfortar, por isso vêem quente no inverno e
frias no verão. No Japão os comensais passam no rosto, aqui não é comum mas
se você estiver afim de dar aquela 'refrescada', faça como eu: disfarça e
passa (tipo 'relaxa e goza!')

Hashi (pauzinhos)
Se não souber usar os 'pauzinhos', peça garfo e faca, não é vergonha.
- Se for para comer sushi, pode pegar com as mãos, não tem problema. Mas
você deve engolir o naco de uma só vez, nada de mordiscar, sushi não é
coxinha.

- Os hashis nunca devem ser 'espetados' na tigela do arroz e nem apoiados
sobre as mesmas. Devem permanecer na mesa, sobre apoios específicos para
esse fim. Se quiser ser mais preciso ainda, sempre paralelos à borda da
mesa, nunca na perpendicular. Apontar um hashi pro sushiman então é pedir
para levar uma facada, falta de respeito total.

- Tem gente que fala gesticulando com o hashi na mão como se fosse um
cigarro. Imagine a cena com um garfo na mão. É tão feio quanto. Mas tem
coisa pior: ficar chupando a ponta do hashi, credo, ninguém lambe a ponta da
faca, né?
- E já viu gente esfregando um hashi no outro após tirar da embalagem como
se estivesse afiando uma faca? Isso também é horrível, indica que você
considera o hashi daquele restaurante de baixa qualidade.

- O missoshiro (sopa de pasta de soja)
deve ser tomado (e se quiser fazendo barulho!) com a tigela diretamente na
boca. Jamais use uma colher, pode usar os hashis para misturar seu conteúdo,
que costuma se depositar rapidamente no fundo da tigela.
- Sashimi Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi
(raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É
óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.

Os mais populares tipos de sashimi são:
Maguro - atum;
Toro - atum gordo;
Ika - lula;
Tako - polvo;
Ebi - camarão ou lagosta;
Saba - cavala (espécie de peixe);
Sake - salmão;

Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato e acrescente um pouco de wasabi
(raiz forte), misturando-os em seguida. Embeba as fatias de peixe ou de
frutos do mar crus na mistura e coma de uma só vez. Alguns tipos de sashimi
são comidos com gengibre ralado em vez de wasabi.

- Sushi
O maior erro é a famosa 'piscininha de shoyu'. Cheia de wasabi (raiz forte)
diluída então, é a visão do apocalipse pro sushiman! O shoyu deve ser usado
com parcimônica e o wasabi aplicado apenas sobre a peça a ser comida. O
ideal é que no final da refeição, o pratinho de shoyu esteja tão limpo como
antes de ser usado. Parece loucura mas é isso mesmo.

- As bandejas de sushi vêm repletas de enfeites de pepinos, nabos e cenoura
além de folhas de shissô intercalando fatias de peixe. Pode parecer só
decorativo, mas há uma grande finalidade: os legumes ajudam a regularizar os
índices de ácido úrico que a ingestão de peixes provoca no organismo,
principalmente o pepino e o nabo. Por isso mesmo eu como tudo. Já as folhas
de shissô são alcalinizantes e possuem ação anti-séptica, o que é bastante
desejável em se tratando da ingestão de alimentos crus.

- As tigelas com arroz e alguns cozidos podem ser levadas próximas à boca
durante as refeições, não é feio. Isso até ajuda quem não tem firmeza no uso
do hashi.

Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma
de preparo ou os ingredientes utilizados. Confira os tipos mais conhecidos:

Nigiri - Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos
do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo,
salmão e ovo frito;

Gunkan - Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru,
frutos-do-mar, ovas de peixes ou legumes;

Norimaki - É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que,
por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas.
No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;

Temaki - Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e
legumes;

Chirashi - Frutos do mar espalhados por sobre o arroz de sushi.

Saquê

O tal do salzinho na borda é modinha brasuca mas tá valendo pela
informalidade mesmo. Mas para um ótimo saquê, jamais coloque sal.

- O saquê também não deveria ser servido com sushi. Sushi deve ser degustado
com chá, mas como não somos tão ortodoxos, comemos até com caipisakê, quer
hibridismo cultural maior que esse?

- Antes de se servir de saquê você deve primeiro servir o seu acompanhante.
E se for japonês, servir sempre com a mão direita. Servir com a mão esquerda
indica que seu acompanhante é um inimigo, embora nesse caso você nem o
serviria, hehe.

- Os 'teishokus', seleção de vários pratinhos com sopa, arroz, picles,
peixes e cozidos, são refeições individuais mas em alguns restaurantes são
tão grandes que podem ser divididos. Não hesite em pedir arroz ou missoshiro
extra (cobrado à parte) nesse caso.

- Não há uma regra para a seqüência dos pratos, mas geralmente se começa com
o sashimi (peixe cru). Depois entram os pratos quentes e o ideal é optar
pelas frituras para evitar que elas esfriem e percam a crocância. Tempurá
frio é um erro, já me disse uma amiga.

As sobremesas japonesas

Geralmente feitas com feijão, são sempre pouco doces, exceto loucurinhas
como 'tempurá de sorvete'. Mas vão super bem com o chá japonês, que além de
leve é ótimo para a digestão.

Ocha
Chá é uma das bebidas mais populares do Japão. O chá verde é bebido em
qualquer lugar e em qualquer ocasião. Diferentemente do chá inglês, o chá
verde é servido em canecas sem a asa e nunca é bebido com açúcar ou creme. A
maneira correta de beber chá verde é segurar a caneca com uma mão e apoiá-la
embaixo com a outra mão. Há vários tipos:

Gyokuro, sencha, bancha
- O chá verde mais comum feito de folhas secas de
chá, que apresentam três níveis de qualidade;

Houjicha - Chá verde feito das folhas torradas do chá, que lhe dá uma
coloração marrom;

Matcha - É usado na Cerimônia do Chá e tem o sabor mais amargo. É feito das
folhas de chá moídas;

Chá chinês
- São chás aromáticos, como o "oolong" e o de jasmim, etc.;

Kocha
- É o nome do chá mate inglês;

- Na hora de ir embora, seja lá o que você ouvir deve ser um "obrigado",
então vale a dica da chegada: apenas acene levemente com a cabeça em sinal
de reverência pela hospitalidade e vaze!

FRASES USUAIS

BOM DIA OHAYO GOZAIMASSU
BOA TARDE KON NICHI WA
BOA NOITE KONBAN WA
BOA NOITE (AO DESPEDIR-SE) OYA ASSUMINASSAI
OBRIGADO ARIGATO,
DOMO MUITO OBRIGADO
DOMO ARIGATO MUITÍSSIMO OBRIGADO
DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA DE NADA (IEE)
DOO ITASHIMASHITE COM LICENÇA (AO CHAMAR ALGUÉM, PEDINDO PASSAGEM)
SUMIMASSEN COM LICENÇA (AO INTERROMPER)
(CHOTTO) GOMEN KUDASSAI COM LICENÇA (AO ENTRAR, SAIR)
SHITSUREI SHIMASUDESCULPE-ME (POR CAUSAR TRANSTÔRNO, DANO ETC...)
GOMEN NASSAI COMO VAI?
DOO DESSU KA COMO TEM PASSADO?
GOKIGEN IKAGA DESSU KA ESTOU BEM, OBRIGADO GENKI DESSU ARIGATO PRAZER EM CONHECÊ-LO HAJIMEMASHITE PARABÉNS OMEDETO GOZAIMASSU
JÁ VOU (AO DESPEDIR-SE)
ITTE KIMASSUVÁ BEM (RESPOSTA PARA QUEM SE DESPEDE)
ITTE IRASHAI CHEGUEI!
TADAIMA!BEM VINDO EM CASA!
OKAERI NASSAI BOA VIAGEM
GOKIGEN YO SAYONARA ATÉ JÁ
DEWA MATA ATÉ LOGO
SAYONARA, BAI BAI
SEJA BEM VINDO IRASHAIMASSE
ENTRE OHAIRI
NASSAI SENTE-SE OKAGUE NASSAI

sábado, 19 de dezembro de 2009

Álcool gel

2 folhas de gelatina incolor e sem sabor (compra-se em


qualquer supermercado)


1 copo de agua quente para dissolver as 2 folhas de


gelatina.


Espere esfriar.


Acrescente 12 copos de álcool de 96° graus.


Está pronto o álcool gel de 72° a 75° graus. Que é o


mais eficaz


E querendo ainda dá para colocar umas gotas de óleo


essencial e ter alcool gel com cheirinho

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sabão para alumínio 1

1 pedra de sabão ipê ou rio
2 copos grandes de água
3 colheres açúcar
3 colheres vinagre
Ralar o sabão e pôr para ferver até derreter tudo, depois colocar o açúcar, o vinagre e deixar ferver em fogo baixo, despejar nos potinhos de margarina.

Sabão para alumínio 2

5 LITROS DE ÓLEO
1 LITRO DE SODA
1 LITRO DE AGUA

PREPARO

MISTURE A AGUA MORNA COM ÓLEO E A SODA, MEXA BEM DEIXE SECAR NORMALMENTE POR 02 DIAS E PODERÁ UTILIZA-LO PARA LAVAR LOUÇAS E ROUPAS.

CUSTO POUCO E O SABÃO DÁ UM BRILHO NOS ALUMÍNIO COMO NENHUM FABRICADO

Sabão caseiro 2

Ingredientes

- 4 litros de óleo comestível usado
- 2 litros de água
- ½ copo de sabão em pó
- 1 kg de soda cáustica
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto

A proporção pode ser mantida para fazer mais ou menos sabão, de acordo com a quantidade de óleo usado disponível.

Modo de preparo

Esquente a água. Separe meio litro e dissolva o sabão em pó nele. Dissolva a soda cáustica no restante da água. Adicione lentamente as duas soluções ao óleo e mexa por 20 minutos. Adicione a essência, misture um pouco e despeje em formas no formato desejado. Deixe esfriar e desenforme no dia seguinte. Os sabões estarão prontos.

Óleo de fritura

Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto, perguntam vocês. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos.

Sendo assim, o melhor que tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerante), fechá-las colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico). Todo lixo orgânico que colocamos nos sacos va i para um local onde são abertos e triados. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, e ser necessário despender milhares de reais a mais para o seu tratamento.

UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição da Baía da Guanabara (RJ), rio Paraíba (PB), Bacia do Tietê (SP) etc ....se não fizermos a nossa parte será muito difícil.

AMACIANTE 3

5 litros de água fria
1 litro de água quente ( sem ferver )
2 colheres ( sopa ) de glicerina liquida
1 garrafinha de leite de rosas
1 sabonete lux luxo branco ou dove

Esquente bem 1 litro de água ( sem ferver ), desligue o fogo e coloque o sabonete ralado.
Tampe e deixe algumas horas para amolecer.
Depois volte a panela no fogo baixo mexendo delicadamente sempre sem deixar ferver para derreter totalmente.
Despeje num balde e acrescente a glicerina, o leite de rosas e os 5 litros de água fria
Misture e engarrafe.

Observação : Na hora que se faz fica líquido, mas no dia seguinte fica bem cremoso. Se quiser, acrescente gotas de essência ou colônia para bebê.

BISCOITO FÁCIL

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de Maizena
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 gema
150g de manteiga
3/4 xícara ( chá) de açúcar

Modo de preparo
1 Numa tigela, misture todos os ingredientes.
2 Faça pequenas bolinhas na mão e achate-as com um garfo.
3 Leve ao forno médio, em assadeira untada e enfarinhada.

Bolacha americana

2 xícaras de manteiga
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de bicarbonato de sódio
2 xícaras de açúcar
5 xícaras de aveia liquidificada (meça a aveia e depois liquidifique até
convertê-la em pó)
24 onças (800 gramas) de raspas de chocolate
2 xícaras de açúcar mascavo
1 colher de sal
1 barra de chocolate Hershey de 8 onças (264 gramas) (ralada)
4 ovos
2 colheres de fermento em pó
2 colheres de baunilha
3 xícaras de nozes trituradas (se assim o desejar)

Bata a manteiga com os dois açúcares até formar um creme.
Adicione os ovos e a baunilha.
Misture com a farinha, a aveia, o sal, o pó de fermento e o bicarbonato.
Agregue as raspas de chocolate, a barra ralada de chocolate e as nozes.
Faça pequenas bolinhas (do tamanho de uma moeda de 50 centavos ligeiramente
comprimida. Elas se expandirão no forno tomando a forma
de bolachas) e coloque numa forma separadas 5 cm umas das outras.
Mantenha no forno a 190 graus Celsius por 10 minutos.
Esta receita rende 112 bolachas.

Bolacha - Professora Geni

500 g polvilho doce

500 g maisena

500 g maionese helmanns

100 g coco

2 ovos

2 colheres margarina

2 xícaras de açúcar refinado

2 colheres pó royal

Bolacha – Professora Luci

1 1/2kg de polvilho doce
1 pote 500 g margarina (doriana)
100 g de coco
1 colher (sopa) bem cheia de pó royal
1 pitada de sal
4 ovos inteiros
3 copos (requeijão) açúcar
Misture os ingredientes e vá adicionando aos poucos o polvilho.

Bolo de cenoura - Professora Valéria

Bater mo liquidificador
-3 cenouras medias,
-3/4xicara de óleo
-2 colheres (chá) de fermento royal,
-2 ovos inteiros
Despejar tudo em uma bacia e misturar 2 xícaras de farinha de trigo
Integral e 1 xícara de mel .bater bem .Assar em forma redonda.

Bolo de coco (de liquidificador)

Bolo de coco (de liquidificador)

obs:(copo para medida o de requeijão)
3 ovos
2 copos de açúcar
2 copos de trigo
2 colheres de margarina
1 copo de leite
1 colher de sopa de fermento
1/2 pacote de coco ralado.
Bater tudo no liquidificador por para assar


cobertura
1 xicara de leite
1/2 pacote de coco ralado
1 xicara de açucar
Misturar tudo sem ir ao fogo e colocar sobre o bolo ,sem furá-lo quente e assado.
Muito gostoso e prático.